Conecte Conosco

Brasil

Programa oferece intercâmbio no Panamá para professores de escolas públicas

Publicado

em

Professores da educação básica de escolas públicas que se autodeclararem pretos, pardos ou quilombolas podem se inscrever até as 17h do próximo domingo (8), horário de Brasília, para concorrer a uma das 50 vagas no Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul, edição Panamá.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O programa tem como objetivo combater o racismo e promover a igualdade racial no país por meio de intercâmbios de curta duração em países africanos, latino-americanos e do Caribe.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma da Capes, acessando o portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br.

Para participar, o candidato precisa ser docente efetivo da educação básica em instituição pública por pelo menos um ano; ter disponibilidade para participar de todas as atividades do edital; possuir graduação em licenciatura em qualquer área, reconhecida pelo MEC.

É necessário preencher o formulário online e enviar a documentação exigida.

Além disso, o candidato deve atuar com ensino relacionado às relações étnico-raciais e à história e cultura afro-brasileira e africana.

Detalhes do intercâmbio

O Panamá será o primeiro destino internacional do programa Caminhos Amefricanos.

O intercâmbio, voltado para 50 professores, terá duração de até 15 dias, previsto para maio de 2026.

Durante a viagem, os participantes realizarão trocas de experiências e conhecimento na Universidad de Panamá, com eventos científicos, visitas a escolas, museus e pontos históricos.

Os temas abordados englobam educação, história, cultura africana e diáspora africana, discutindo também os deslocamentos forçados de populações africanas.

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) financiará o intercâmbio, incluindo até 15 diárias, passagens aéreas nacionais e internacionais, seguro saúde e passaporte.

Próximos passos

O resultado final com os nomes dos 50 professores selecionados será divulgado até 30 de abril.

As próximas etapas do programa, com destino a Angola e México, são direcionadas a estudantes de licenciatura e terão inscrições abertas até o fim de fevereiro, com prazos diferentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados