Conecte Conosco

Destaque

Reitora da UnB afirma que ‘não há condições’ de retomar aulas presenciais em 2020

Publicado

em

O campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) amanheceu vazio na manhã desta quarta-feira (15); professores e alunos paralisaram atividades contra bloqueio de verbas anunciado pelo governo federal — Foto: Geraldo Bechker/TV Globo

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, disse em entrevista à TV Globo, neste domingo (28), que descarta a retomada das aulas presenciais em 2020 e afirmou que um plano de ensino a distância na instituição deve ser concluído “nos próximos dias

“A nossa avaliação é que nós não temos condições de ter um retorno a atividades presenciais em 2020 no formato pré-pandemia”, afirmou.

O calendário acadêmico da UnB foi suspenso em março, paralisando aulas, seminários e oficinas. A medida foi tomada na mesma semana em que um decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou regras de distanciamento e proibição de eventos com mais de 100 pessoas.

Na época, a universidade já havia informado que as atividades presenciais seriam “substituídas por exercícios domiciliares, sob a supervisão das unidades acadêmicas”. Contudo, estudantes relataram à reportagem nas semanas seguintes que nem todos os cursos mantinham atividades a distância de forma regular.

Cinco etapas

De acordo com a reitora, o Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR), presidido pelo vice-reitor, Enrique Huelva, “está estudando as ações de retomada do ensino e aprendizagem”.

Conforme o planejamento divulgado pela UnB neste mês, a retomada das atividades presenciais ocorrerá em cinco etapas (veja det, começando pela área administrativa e, por último, o setor acadêmico.

“O comitê encaminhou [a proposta de retomada] para os institutos e faculdades, que, por sua vez, ouviram professores e a comunidade. Agora, com esse material, nós estamos finalizando uma proposta para levar ao Conselho de Pesquisa e Extensão nos próximos dias.”

Segundo a reitora, a UnB treinou quase 600 docentes nos últimos meses para estruturar as aulas a distância.

“Nossos docentes não estavam preparados para, de uma hora para outra, mudar a forma do ensino presencial para o remoto. Temos que lembrar que temos muitos cursos com disciplina prática, e esses professores têm que planejar a melhor forma [de ensino], que tenha a menor perda de qualidade”, disse.Apesar da suspensão das aulas, Márcia ressaltou que a “universidade não está parada” e que tem participado de projetos e pesquisas de combate ao coronavírus.“Nossa prioridade é salvar vidas. Temos que lembrar que a UnB tem cerca de 50 mil pessoas que circulam pela cidade. Se todos nós circulamos ao mesmo tempo, seremos um grande disseminador da pandemia no Distrito Federal”, disse

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados