Conecte Conosco

Mundo

Restauração da coroa da imperatriz Eugénie após roubo no Louvre

Publicado

em

A coroa da imperatriz Eugénie, que sofreu danos durante um furto no Museu do Louvre no mês de outubro passado, passará por um processo de restauração completa, sem que haja necessidade de reconstrução, conforme anúncio feito pela instituição francesa nesta quarta-feira (4).

Durante a fuga, os ladrões deixaram a peça cair, causando uma grande deformação, conforme informou o museu. Entretanto, garantem que a restauração integral é viável.

Em 22 de outubro, a presidente do museu, Laurence des Cars, declarou à comissão de cultura do Senado francês que a restauração seria delicada, mas possível.

A coroa foi danificada ao ser retirada de sua vitrine por uma abertura relativamente estreita feita pelos ladrões, conforme o museu. Quase todas as partes da peça foram preservadas, exceto uma das oito águias douradas.

Além disso, a coroa manteve suas 56 esmeraldas, embora tenha perdido cerca de dez pequenos diamantes entre um total de 1.354. Para garantir sua conservação, um restaurador será escolhido após um processo de licitação, informou o museu.

O Louvre formou um comitê de especialistas para supervisionar o trabalho, presidido por Laurence e composto por seis figuras renomadas, auxiliadas por um representante das cinco tradicionais casas de joalheria francesas: Mellerio, Chaumet, Cartier, Boucheron e Van Cleef & Arpels.

Oito joias do século XIX levadas no furto de grande repercussão continuam desaparecidas. O conjunto está avaliado em mais de 100 milhões de dólares.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados