Conecte Conosco

Notícias Recentes

‘Saidão do dia das crianças’ no DF termina com nove presos foragidos

Publicado

em

Ao todo, 1.005 detentos do semiaberto tinham sido autorizados a deixar presídio. Se capturado, grupo pode perder direito e regredir a regime fechado.

Fachada do Centro de Progressão Penitenciária, no SIA, no DF (Foto: Google/Reprodução)

Fachada do Centro de Progressão Penitenciária, no SIA, no DF (Foto: Google/Reprodução)

O “saidão do dia das crianças” do Distrito Federal terminou com saldo de nove presos do semiaberto que não retornaram, informou a Secretaria de Segurança Pública nesta quarta-feira (18). Eles são considerados foragidos.

Ao todo, 1.005 detentos tinham sido beneficiados pelo saidão, entre os dias 11 e 16 de outubro. Ou seja, apenas 0,89% do total não retornou após a data determinada.

Inicialmente, a SSP tinha informado que 1.031 detentos iriam poder deixar o presídio. O número era preliminar, passando para 1.005 no detalhamento consolidado.

Quem não voltar é considerado foragido e, se recapturado, perde o direito ao benefício e pode regredir para o regime fechado. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, o número de presos beneficiados inclui 51 mulheres.

Os pré-requisitos para participar do saidão são definidos pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do DF. Além do regime semiaberto, é preciso ter autorização ao trabalho externo ou uma permissão expressa de saída temporária.

Garantido por lei

O calendário de saidões é definido a cada ano. Para 2017, o Tribunal de Justiça determinou dez saídas, totalizando 35 dias de benefício. Até agora, fora o último feriadão, os detentos do DF já foram beneficiados na Páscoa, no Dia das Mães, no Dia dos Pais e em dois finais de semana “não comemorativos”, em junho e julho.

Por lei, as saídas não precisam estar atreladas a um feriado. Em junho, a Segurança Pública do DF classificou o benefício daquele mês como “saidão de festa junina”. As datas estão estipuladas em uma portaria emitida em 14 de março.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados