Conecte Conosco

Notícias Recentes

São Paulo registra ventos fortes acima de 80 km/h na manhã

Publicado

em

A cidade de São Paulo registrou rajadas de vento com velocidade de até 82 km/h na manhã desta quarta-feira (10/12). Esses ventos intensos estão associados a um ciclone extratropical que se formou na região sul do Brasil.

Segundo a Defesa Civil, as medições foram feitas entre 10h e 10h30 no Mirante de Santana, localizado na zona norte da capital paulista. As regiões do Aeroporto de Congonhas, na zona sul, e Campo de Marte, também na zona norte, registraram ventos de até 69 km/h. Até as 10h30, a região metropolitana de São Paulo já havia recebido 46 chamados relacionados a quedas de árvores.

Consequências do ciclone extratropical

De acordo com a Defesa Civil, apesar de o ciclone estar distante do território paulista, sua intensidade e extensão são suficientes para provocar impacto em diversas áreas do estado. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo prevê que, apesar dos ventos fortes, a capital e sua região metropolitana terão períodos de sol entre nuvens à tarde.

O CGE estima que a velocidade média dos ventos alcance 30 km/h, com rajadas pontuais superiores a 70 km/h, além do risco de queda de árvores.

Impactos em São Paulo

O meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, explica que o ciclone forma uma dinâmica que atrai ar quente e úmido das regiões Norte e Centro-Oeste, favorecendo condições para chuva, nuvens carregadas e tempestades. A borda do ciclone também coincide com a passagem de uma frente fria que causa queda de temperatura, aumento da nebulosidade e ventos de intensidade moderada a forte, afetando o estado paulistano mesmo estando distante do núcleo do fenômeno.

A faixa leste do estado pode sofrer ventos superiores a 90 km/h devido à ação do fluxo intensificado na região, além da influência da topografia com serras e terrenos irregulares que ampliam as rajadas de vento.

Um gabinete de crise, com a participação da Defesa Civil, concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado, Sabesp, Artesp e Arsesp, está monitorando o ciclone e suas possíveis consequências.

Previsão para quinta-feira (11/12)

Para o dia seguinte, o CGE indica que as chuvas devem cessar completamente e o sol deve aparecer entre nuvens ao longo do dia, porém os ventos persistirão. As temperaturas ficarão entre 20°C durante a madrugada e poderão alcançar até 28°C à tarde. A umidade relativa do ar deverá diminuir levemente, variando entre 42% e 95%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados