Conecte Conosco

Notícias Recentes

Saúde publica critérios sobre sistema de Classificação de Risco

Publicado

em

A Secretaria de Saúde (SES/DF) publicou, na última terça-feira (15), a portaria que define critérios para implantação, implementação e monitoramento do sistema Manchester de Classificação de Risco. Toda a rede de saúde do Distrito Federal já adotou o protocolo em sua Política Nacional de Humanização (PNH), referendado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 O Protocolo de Manchester já funciona nos pontos de atenção de urgência e emergência de toda rede pública de saúde do DF.

 Esse sistema prioriza o atendimento pela gravidade do caso e não pela idade ou ordem de chegada. O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica para atendê-lo de acordo com a urgência. Essa avaliação é sinalizada com as pulseiras nas cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

 Esses e outros critérios foram definidos na Portaria nº 69, publicada no DODF de ontem. Um dos pontos importantes na publicação é a definição de médicos e enfermeiros como classificadores e auditores do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

 “Os profissionais são qualificados e certificados como auditores com o objetivo de garantir que os critérios do sistema aconteçam plenamente nas unidades”, disse Simone Barcelos, coordenadora central de Políticas de Humanização da Secretaria de Saúde.

O Protocolo de Manchester é uma ferramenta de organização de fluxo de atendimento por gravidade e risco de vida, promovendo menores índices de mortalidade na porta das emergências.

Fonte: Alô

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados