Conecte Conosco

Notícias Recentes

Seis casas do DF são interditadas pela Defesa Civil após chuva

Publicado

em

4.960 residências estão em locais considerados de alto risco, diz entidade. Casas em Sobradinho e Riacho Fundo foram interditadas neste sábado.

Casa no Riacho Fundo I, em Brasília, nterditada pela Defesa Civil (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Casa no Riacho Fundo I, em Brasília, nterditada pela Defesa Civil (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

A Defesa Civil do Distrito Federal interditou seis casas em área de risco após a forte chuva do último sábado (28). As residências ficam em Sobradinho e Riacho Fundo I, em regiões de ocupação irregular. Segundo o órgão, o sistema de drenagem pluvial – que diminui o impacto dos temporais – só pode ser construído após a regularização dos locais.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra, informou que outras 14 casas em Sobradinho, Riacho Fundo I e Vicente Pires foram afetadas. Os moradores de 12 imóveis foram notificados, mas os dos outros dois impediram a entrada dos servidores da Defesa Civil.

“As 14 casas afetadas sofreram fissuras, infiltrações ou quedas de muro. Em locais públicos, a Defesa Civil apenas foi notificada em Vicente Pires. As quadras 3,8 e 10 ficaram esburacadas após serem atingidas pelo forte temporal de sábado. O órgão já solicitou a Novacap para providenciar tratores e caminhões para consertarem a área”, comenta.

O empresário público Alessandro Rocha precisou parar próximo ao acesso a Sobradinho I por causa da cascata formada pelo viaduto. Imagens feitas por ele mostram que a rodovia ficou tomada pela água. Nas vias próximas, carros acabaram batendo por causa da pista molhada, e houve congestionamento.

“Só um caminhão se arriscou a ultrapassar o aguaceiro. Parei ali para ver se realmente dava para passar, mas não me arrisquei a passar não”, disse. “Aquela situação assustou mais pelas pedras que estavam desprendendo da rampa e caindo no meio da pista. Tanto que a maioria das pessoas não se arriscou a ultrapassar ali.”

Também foram identificados pontos de alagamento em Sobradinho, Recanto das Emas, Vicente Pires e na chácara Santa Luzia, na Estrutural.  De acordo com o Instituto de Meteorologia, a chuva atingiu 95% da cidade – a exceção foi parte sudoeste, próxima ao PADF. Ainda segundo o instituto, os ventos chegaram a 36 km/h, causando o movimento de galhos e o levantamento de poeira.

Área em Sobradinho, no Distrito Federal, afetada por chuva neste sábado (28) (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Área em Sobradinho afetada por chuva neste sábado (28) (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Invasão
“As tragédias causadas pela chuva estão ligadas diretamente com a ocupação desordenada do solo. As regiões do Sol Nascente, Fercal, Vila Rabelo, Santa Maria e Arniqueiras são as mais atingidas. São locais que foram construídas sem orientação de um arquiteto ou de um especialista”, explica o coronel Sérgio Bezerra.

Segundo o subsecretário, os impactos causados pela chuva só poderão ser resolvidos com a construção de sistema de águas pluviais. Entretanto, o GDF só pode autorizar as obras em locais regularizados. De acordo com um mapeamento feito pela Defesa Civil, 4.960 residências estão em locais de alto risco.

“Enquanto não houver a construção de águas pluviais, novos desastres e acidentes continuaram ocorrendo. As pessoas devem ser menos egocêntricas. Toda casa deve ter um processo de regularização, um espaço adequado e ter segurança. A região da chácara Santa Luzia, na Estrutural, é a que apresenta maior número de pessoas vivendo em casas inadequadas. São 1,5 mil residências em condições precárias.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados