Conecte Conosco

Tecnologia

Tecnologia torna DF referência nacional na produção de pimentão

Publicado

em

O cultivo de pimentão do Distrito Federal é referência nacional. A capital produz até 4,5 vezes mais a hortaliça do que outras regiões agrícolas do Brasil, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater). Enquanto a média nacional são 40 quilos por hectare em campo aberto, no DF, essa proporção é o dobro. Se o cultivo for por estufa, a produção sobe para 180 quilos por hectares. O investimento em tecnologia agrícola é o principal segredo do aprimoramento do cultivo.

Com tantos números positivos, os agricultores se reúnem uma vez por ano na Semana do Pimentão para assistirem a palestras e discutirem as novas práticas e técnicas de manejo. Esse é o 15º ano do evento. “Nós temos produtividade alta por causa da tecnologia e devemos sempre estar um passo à frente. Por isso, a importância da semana e da interação de produtores”, explica Maurílio César Silveira Cardoso, presidente da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara).

Este ano, a abertura oficial do evento está marcada para amanhã. Porém, desde o dia 11, as palestras estão ocorrendo, com profissionais de outras unidades da Federação, como São Paulo e Ceará, que trouxeram as experiências das suas respectivas regiões. Além dos cursos, a semana conta com atrações culturais.

 A expectativa é de que 300 a 500 produtores participem do evento. Ele é aberto ao público e gratuito.

A Semana do Pimentão ocorre no Núcleo Rural Taquara, que, ao lado do Pipiripau, são as duas regiões com a mais alta produção da hortaliça no Distrito Federal. Os dois núcleos ficam na zona rural de Planaltina. A força dos agricultores se deve ao plantio protegido, aquele que é feito na estufa ou sob tela. Essa técnica corresponde a 50% das culturas e eleva de forma exponencial a produção. “Esse modelo protege o pimentão principalmente das chuvas, mas também dos insetos, do sol e do vento em excesso”, afirma Névio Guimarães, extensionista da Emater-DF.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados