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Trânsito no fim da W3 Sul, no DF, tem novas alterações até o fim das obras

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O trânsito no viaduto do final da W3 Sul volta a sofrer alterações a partir desta quarta-feira (14): o retorno e o semáforo de acesso ao Setor Policial Sul, no sentido Eixão, foram deslocados para frente e ficam assim até o término das obras, no final do mês. Além disso, o atual desvio no sentido Octogonal, que até então tinha três faixas, fica com apenas uma, para acesso exclusivo à avenida.

construção fazia parte da implantação do VLT, mas foi paralisada em 2010 por determinação judicial. Para conseguir liberá-la, a Secretaria de Obras fez um acordo com o Metrô.

A liberação foi feita por servidores do Detran por volta das 9h. A partir de agora, os motoristas podem passar por cima do viaduto nos dois sentidos. A ideia é que ele alivie o trânsito na confluência da avenida com os setores Hospitalar Sul e Policial Sul.

De acordo com o GDF, as obras no local continuam e devem ser concluídas até o final do mês. A Secretaria de Obras informou que vai fazer mudanças no tráfego na região nos próximos fins de semana para permitir o término da obra, que custou R$ 20 milhões.

Graças a um acordo com o Metrô, a Secretaria de Obras passou a ser responsável pela conclusão do viaduto da Asa Sul. O viaduto faz parte da obra Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A execução do VLT, paralisada desde setembro de 2010, é de responsabilidade do Metrô.

O VLT teve as obras suspensas pela Justiça e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cinco vezes antes da anulação do contrato pela 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, em abril de 2011.

Em setembro do ano passado, foi publicada no Diário Oficial da União a resolução que oficializou a retirada da obra do VLT do Distrito Federal da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, que trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades que vão receber os jogos do mundial de 2014, como aeroportos, portos, projetos de mobilidade urbana, estádios e hotelaria.

Orçado em R$ 1,55 bilhão, o projeto completo do VLT prevê a ligação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um percurso de 22,6 quilômetros e 25 estações. A expectativa é que o veículo atenda 12 mil pessoas por dia quando estiver em operação.

Fonte: G1

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