Um ano e oito meses após o Uber liberar o compartilhamento de carros e da conta por mais de um usuário em San Francisco, na Califórnia, metade das viagens passou a ser feita assim. Chamada de UberPool, a modalidade mais barata para os usuários e rentável para motoristas estreia nesta sexta-feira (29) em São Paulo.
“A ideia é colocar mais gente dentro do carro”, explica Fabio Sabba, porta-voz da empresa no Brasil. “Quanto mais gente sentado, mais você consegue tirar carro da rua e pagar menos.”
Depois de a cidade californiana ser a primeira a receber o UberPool, o serviço se tornou uma porta de entrada para novos usuários por ser “cool” e cobrar menos. Desde então, 3 milhões de pessoas começaram a usar o Uber atraídos por essa opção.
Quando os usuários optam pelo compartilhamento, o app analisa se há alguém em seu caminho que vai para o mesmo destino ou que possa ficar no meio do caminho. Se elas estiverem relativamente próximas, de modo que pegar a segunda não vá atrapalhar muito a viagem da primeira, pronto, está feito o “match” (para quem estranhou o termo, associado às combinações do Tinder, não se assuste, pois é assim mesmo que o Uber trata a ação: “Quando a gente fala ‘match’ aí é mais no sentido de casar [o destino] de duas pessoas”, brinca Sabba.). Depois disso, o sistema mostra ao motorista qual roteiro seguir, considerando todas as escalas.
As tarifas não são exatamente rateadas igualmente entre os vários passageiros. Ainda assim, a conta fica mais leve porque um desconto de 10% a 40% é aplicado sobre o valor total. Os motoristas também saem ganhando. Em vez dos 25% recolhidos pelo Uber, destinam 10% do preço final quando não há “matches”. Quando há combinações, a fatia do Uber sobe para 30% — nesses casos, porém, o valor pago é maior por haverem mais pessoas no carro.
Apesar de o Uber operar em 413 cidades no mundo todo, só em 34 é possível rachar o pagamento com estranhos. A capital paulista é apenas a segunda na América Latina em que a empresa oferece a opção de serviço.
“Só funciona quando você tem uma quantidade razoável de usuários e motoristas. A gente acredita que São Paulo agora tem essa densidade”, explica Sabba. “A cidade é gigante e tem muita gente usando. Segundo, tem um trânsito considerável. Ou seja, tem um desafio de mobilidade.”
O executivo prefere não comentar quais outras cidades brasileiras podem receber o UberPool. Por mês, o Uber cresce 30% no Brasil (em números de motoristas e usuários) — a empresa tinha 10 mil motoristas e um milhão de usuários no Brasil, quando estava em oito cidades em janeiro. De lá pra cá, Salvador e Recife entraram na conta. Nesta sexta, é a vez de Fortaleza.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login