Conecte Conosco

Notícias Recentes

Vereadores buscam retorno da votação remota na Câmara de São Paulo

Publicado

em

Vereadores de São Paulo estão negociando nos bastidores para reintroduzir o sistema híbrido de votação de projetos na Câmara Municipal. Parlamentares da base aliada e da oposição indicam que a retomada da votação remota tem grandes chances de ser incluída na pauta da sessão de quarta-feira (17/12), que possivelmente será a última do ano.

A sessão será focada principalmente na aprovação do orçamento de 2026.

O movimento para restabelecer essa modalidade é liderado pelo vereador Thammy Miranda (PSD), que, junto com outros membros da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB), busca apoio para modificar o regimento interno. Segundo um parlamentar consultado, após o término da pandemia, o sistema de votação e presença na Câmara ficou muito restrito.

A possível flexibilização, se aprovada, começaria a valer a partir de fevereiro, quando os trabalhos legislativos retornam no próximo ano.

De acordo com membros da oposição, a mudança pode ser inserida por meio de um “jabuti”, termo usado para descrever artigos ou emendas adicionadas de forma discreta a projetos sem relação com o assunto principal, facilitando sua aprovação ao acelerar o trâmite legislativo.

A votação remota foi implementada na Câmara Municipal de São Paulo durante a pandemia de Covid-19 e seu fim ocorreu três anos depois do término da emergência sanitária. A revogação do sistema híbrido foi aprovada em março deste ano, sendo vista como uma vitória da oposição, que enfrentava dificuldades para obstruir pautas governamentais com o modelo remoto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados