Economia
Economia de recursos em Pernambuco com o uso do SEI
Um estudo realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) revelou que o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), contribuiu para a economia de cerca de 581,02 milhões de folhas de papel no estado de Pernambuco. Os dados, coletados no primeiro trimestre de 2025, indicam que o SEI está em operação desde 2017.
Essa redução na utilização de papel corresponde a uma economia aproximada de 5,81 bilhões de litros de água e à preservação de aproximadamente 58,10 mil árvores. Além disso, a digitalização dos processos proporcionou uma economia financeira de R$ 23,24 milhões, valor que deixou de ser gasto na compra de papel.
Foram criados 2,91 milhões de processos eletrônicos, envolvendo 74,22 mil usuários internos e 44,76 mil usuários externos. Pernambuco também registrou a produção de 5,77 milhões de documentos internos e o armazenamento de 8,59 milhões de documentos externos, além da integração com 16 sistemas corporativos.
O Painel ProPEN oferece indicadores e métricas que permitem acompanhar o impacto do processo eletrônico em todo o Brasil, com os dados completos disponíveis no portal do MGI.
Em Pernambuco, o SEI é gerido pela Liga Digital, uma iniciativa conjunta da Secretaria Executiva de Transformação Digital da Secretaria de Administração (SAD/SETD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE).
Vanessa Cândido, gerente de Municipalização da SAD/SETD, destaca que a divulgação dos dados pelo Governo Federal reforça o SEI como uma ferramenta fundamental para a governança digital e posiciona Pernambuco como um modelo na adoção de soluções digitais no serviço público.
Ela também mencionou que, ainda este ano, será disponibilizado um painel digital específico para os municípios, permitindo acompanhar os resultados da implementação do SEI nas gestões municipais. As cidades de Gravatá, Pesqueira, Vitória de Santo Antão e Sertânia já avançaram na adoção dessa plataforma.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login