Economia
Novos voos internacionais aumentam até setembro com alta no turismo
O Ministério do Turismo projeta um aumento na malha aérea internacional do Brasil para 2026, dando continuidade ao sucesso observado com a chegada de turistas estrangeiros no último ano. Até setembro, estão previstos pelo menos 64 novos voos e 16 frequências extras, todos aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas.
Em 2025, o país bateu recorde com 9,3 milhões de visitantes estrangeiros. “Essa expansão será fundamental para manter o crescimento do setor, aumentar o número de turistas, atrair investimentos e gerar mais empregos e renda em todo o território nacional”, destaca a ministra substituta do Turismo, Fernanda Câmara Norat.
Os novos voos e frequências abrangem destinos na Europa, Américas, África e Ásia, operados por diversas empresas aéreas como Aerolíneas Argentinas, Flybondi, Gol, Latam, Turkish Airlines, JetSmart, Air Transat, American Airlines, Copa Airlines, Qatar Airways, Air France, TAP e Iberia.
No ano anterior, o Brasil registrou 75.361 voos internacionais e ofereceu mais de 17 milhões de assentos, o que representou um crescimento de aproximadamente 13% em relação a 2024.
Dados de dezembro
No mês de dezembro, o Brasil alcançou um aumento de 36,7% na capacidade da malha aérea internacional em comparação com outubro de 2019, período pré-pandemia. Foram realizadas 6.811 operações, 10% a mais que em dezembro de 2024. A maior parte dos voos concentraram-se na América Latina, que respondeu por 60,14% do total, seguida da Europa, com 21,39%.
Quanto às cidades brasileiras, São Paulo liderou, concentrando 51,37% dos voos internacionais, seguida pelo Rio de Janeiro, com 22,56%, e Florianópolis, com 6,44% das conexões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login