Centro-Oeste
Rede ColaboraAPS conhece horto agroecológico em UBS de Águas Claras
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Águas Claras, localizada no Areal, sediou uma visita técnica da Rede ColaboraAPS ao Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) na quinta-feira, dia 7. Essa ação faz parte das atividades do 3º Encontro Nacional da Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde (APS).
No roteiro de Brasília, está incluída a visita à Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb), um projeto realizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em colaboração com a Fiocruz Brasília, conforme a Portaria nº 137, de abril de 2023.
“Conhecer a Rhamb do DF mostra que a saúde também nasce da terra e do cuidado com o ambiente”, destaca Maísa Melara, integrante da Rede ColaboraAPS. Ela acrescenta que o objetivo é que essas ideias se espalhem e possam ser adaptadas em outras unidades, inspirando novas iniciativas.
Até o dia 8, aproximadamente 150 participantes de várias regiões do país estão em Brasília para trocar experiências que podem transformar a APS no Brasil. As duas primeiras edições do encontro nacional aconteceram no início deste ano, no Rio de Janeiro.
Foco nas crianças
Durante a visita, representantes de diversos estados conheceram o Horto Kids Agrovida, um projeto criado por Miriam Matos, servidora da UBS 2 de Águas Claras. Iniciado em agosto de 2023, o programa busca reconectar as crianças com a natureza como forma de promover a saúde e o bem-estar.
As atividades combinam educação e prática, ensinando aos jovens sobre plantas medicinais, cuidado com o meio ambiente e convivência comunitária, fortalecendo sua ligação com o local onde vivem.
Miriam Matos afirmou que receber visitantes de todo o Brasil na UBS demonstra o potencial do projeto para inspirar outras realidades e fortalecer um atendimento mais próximo e humano à população.
Inovação
A Rede ColaboraAPS é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é incentivar a troca de experiências inovadoras na APS brasileira, fortalecendo práticas que já trazem resultados positivos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto dos hortos é o único da região Centro-Oeste selecionado para o primeiro ciclo colaborativo de experiências inéditas da Rede ColaboraAPS. São seis eixos temáticos contemplados: acesso, equidade, formação, planejamento, resolutividade e sustentabilidade. Foram inscritas 472 experiências, das quais 29 foram escolhidas para o ciclo inicial.
Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Você precisa estar logado para postar um comentário Login