Conecte Conosco

Economia

Queda do petróleo com reunião sobre Estreito de Ormuz

Publicado

em

Os valores do petróleo fecharam em baixa nesta sexta-feira (11), devido à expectativa de negociações entre Irã e os países vizinhos do Golfo sobre o Estreito de Ormuz, trazendo algum alívio ao mercado após fortes altas nos dias anteriores.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro diminuiu 2,81%, ficando em US$ 104,61. Na semana anterior, acumulou um aumento de 8,65%. O equivalente americano, West Texas Intermediate (WTI) para entrega em outubro, cedeu 2,37%, para US$ 100,05.

Na segunda-feira, Teerã promoverá conversas para “aprimorar a compreensão entre os países da região e ajudar a fortalecer a segurança regional comum”, informou o Ministério das Relações Exteriores do Irã, acrescentando que o Iraque e outras nações costeiras do Golfo participarão do encontro.

O Financial Times divulgou que as autoridades devem se reunir para tentar alcançar um acordo para administrar temporariamente o tráfego marítimo no Estreito de Ormuz.

Este canal estratégico é um ponto crítico nas tensões entre Washington e Teerã. A interrupção do tráfego na área levou à alta dos preços dos combustíveis desde o início do conflito.

O mercado também se mantém mais calmo nesta sexta diante da expectativa de redução do consumo. A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê uma diminuição na demanda por petróleo.

No entanto, o mercado continua pressionado devido aos eventos envolvendo outro ponto estratégico: os houthis, alinhados ao Irã, que assumiram o controle da costa iemenita do Mar Vermelho e das ilhas próximas ao Estreito de Bab el-Mandeb, uma rota vital que liga a Ásia à Europa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados