Conecte Conosco

Economia

ANP quer que leilões de petróleo e gás sejam feitos na B3 a partir de 2027

Publicado

em

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está considerando transferir os leilões da Oferta Permanente para a B3 a partir de 2027. O objetivo é que a ANP foque nas partes estratégicas das licitações, como a identificação de novas áreas, enquanto a B3 cuidará da parte operacional das vendas.

Symone Araújo, diretora da ANP, explicou na abertura do workshop “Novo Modelo de Licitação de E&P da ANP: Parceria com a B3”, realizado em 27 de março, que o núcleo das licitações continuará sob responsabilidade da ANP, enquanto a B3 fornecerá a infraestrutura necessária para a agência e para as empresas participantes.

No evento, empresas envolvidas em rodadas de licitações para exploração e produção de petróleo e gás natural participaram para conhecer a proposta de novo modelo em parceria com a B3 e esclarecer dúvidas.

Segundo Symone Araújo, essa mudança permitirá que a ANP concentre-se em seu principal papel de identificar oportunidades, decidir quais blocos oferecer e quando, inclusive definindo o tipo de licitação, seja mais regionalizada, em novas fronteiras ou voltada para gás. A diretora ressaltou que a intenção é aprimorar continuamente as bem-sucedidas rodadas de licitações.

Para implementar essas mudanças, será necessário revisar os editais da Oferta Permanente, que passarão pelos processos de consulta e audiência públicos, conforme informado pela ANP.

Uma das principais alterações é que toda a documentação será entregue digitalmente, eliminando o uso de papéis, prática atual. Além disso, os leilões poderão ocorrer presencialmente na sede da B3 ou totalmente online, facilitando o acesso e a participação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados