Economia
China libera importação de frango do RS após 1 ano e meio
Após um período de um ano e meio, a China retomará as compras de frango do Rio Grande do Sul. A Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC) decidiu suspender a proibição das importações provenientes do Estado gaúcho.
Em uma nota oficial, o governo da China declarou que, "com base na avaliação de riscos realizada", as limitações relacionadas à Doença de Newcastle no Rio Grande do Sul serão retiradas a partir da data do anúncio, 16 de janeiro. A comunicação foi feita oficialmente pela GACC em conjunto com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China.
A reabertura do mercado chinês para o frango do Rio Grande do Sul também foi informada ao governo brasileiro.
A confirmação veio por meio do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, para o Broadcast Agro, serviço de notícias do Grupo Estado.
A restrição inicial às fábricas gaúchas ocorreu após a identificação da doença de Newcastle em julho de 2024, em um aviário localizado em Anta Gorda, RS.
A partir da última sexta-feira (16), as exportações de frango do Estado para a China estão liberadas.
O desbloqueio beneficia oito unidades frigoríficas que voltam a ter acesso ao mercado chinês para exportação de carne de frango e produtos derivados:
- Cooperativa Central Aurora Alimentos, Erechim (SIF 68);
- BRF S.A., Serafina Corrêa (SIF 103);
- Cooperativa Languiru Ltda, Westfalia (SIF 730);
- JBS Aves Ltda, Passo Fundo (SIF 922);
- Companhia Minuano de Alimentos, Lajeado (SIF 1661);
- BRF S.A., Marau (SIF 2014);
- JBS Aves Ltda, Montenegro (SIF 2032);
- Agrosul Agroavícola Industrial S/A, São Sebastião do Caí (SIF 4017).
Apesar da liberação, essas unidades ainda aparecem como desabilitadas no sistema de Registro de Empresas Importadoras de Alimentos da China, gerenciado pela GACC, chamado Ciferquery SingleWindow.
A China é o principal destino das exportações de frango do Rio Grande do Sul. Os frigoríficos locais aguardavam com expectativa o fim da proibição, especialmente após a retirada da suspensão das exportações de frango para os demais estados brasileiros, que estava relacionada à gripe aviária.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login