Centro-Oeste
DF recebe selo de qualidade em cuidados respiratórios
O Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Saúde, recebeu o selo Jade do programa Abraçar, uma iniciativa da farmacêutica Boehringer Ingelheim. Este selo reconhece o progresso da Atenção Primária no diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças respiratórias. A entrega do prêmio aconteceu na quarta-feira (15), no auditório da Secretaria de Saúde.
O Distrito Federal foi o primeiro no país a conquistar esse reconhecimento, que é dado a sistemas de saúde que atendem mais de 80% dos critérios técnicos. Esses critérios incluem um programa de vacinação para pacientes com doenças respiratórias, treinamento para 75% das equipes médicas da Atenção Primária, fortalecimento dos grupos de combate ao tabagismo, capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e aumento da busca ativa por pacientes.
“Definimos a meta de conquistar esse selo até junho, e a motivação foi essencial. Superar as expectativas mostra o compromisso das equipes e indica o caminho para melhorarmos ainda mais o cuidado aos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda.
“Acreditamos que o avanço na saúde é construído com colaboração. Essa parceria fortalece o cuidado ao paciente em toda sua trajetória e gera impacto direto para a sociedade”, destacou a presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati.
No evento, foram apresentadas iniciativas que transformam o atendimento na rede pública de saúde. O projeto AVC no Quadrado descentraliza o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), possibilitando que hospitais regionais como o do Gama e o de Sobradinho realizem trombólise endovenosa, um tratamento de urgência que reduz sequelas. O Hospital de Base concentra procedimentos mais complexos, como a trombectomia mecânica.
O projeto Sprint, que foca no cuidado do infarto, tornou o Distrito Federal referência no tratamento do infarto agudo do miocárdio. “Este projeto foi criado com o objetivo de integrar toda a rede de emergência e promover educação continuada. Atualmente, temos 100% de integração e somos referência no tratamento do infarto, o que impacta diretamente a vida dos pacientes”, afirmou a coordenadora do projeto, Edna Maria Marques.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login