Conecte Conosco

Economia

EUROPARL suspende acordo comercial com EUA devido a tensão pela Groenlândia

Publicado

em

O Parlamento Europeu decidiu suspender o acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, devido ao aumento das tensões relativas à Groenlândia, conforme informado pela mídia internacional. Fontes indicaram à BBC que o anúncio de suspensão será feito ainda nesta quarta-feira, dia 21.

Os membros do Parlamento planejavam votar a aprovação do acordo entre os dias 26 e 27 de janeiro, segundo a Reuters. Este acordo comercial tinha o apoio da maioria dos partidos políticos no bloco europeu e previa a eliminação das tarifas da UE sobre as importações de produtos americanos.

No entanto, existe agora um consenso majoritário entre os grupos políticos para interromper o acordo UE-EUA, conforme declarou a presidente do grupo S&D (Social-Democrata), Iratxe García Pérez, à imprensa, de acordo com a AFP.

A presidente do grupo centrista Renovação, Valerie Hayer, informou a jornalistas que essa suspensão enviará uma mensagem clara de descontentamento para a administração americana e deixará empresas dos EUA que desejam manter acesso ao mercado europeu em estado de alerta, conforme relatado pelo Le Monde.

O líder do Partido Popular Europeu, o maior bloco conservador no Parlamento, Manfred Weber, também indicou que apoiaria a suspensão. Em uma publicação no X durante o fim de semana, ele afirmou: “Somos a favor do acordo, mas, devido às ameaças feitas por Donald Trump envolvendo a Groenlândia, a aprovação não será possível neste momento.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados