Economia
Petrobras vai receber novos navios até junho, diz Magda
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, anunciou que até junho deste ano a empresa começará a receber parte dos novos navios encomendados para aumentar sua frota, algo que não acontece há uma década. A cerimônia contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estaleiro da Ecovix, em Rio Grande, Rio Grande do Sul.
Além dos nove navios em estudo para licitação, a Petrobras planeja incluir entre seis e oito novas plataformas de petróleo em sua frota.
“O primeiro navio será entregue já no primeiro semestre, seguido pelos demais. O programa, que chamamos de Mar Aberto, é tão grande que é surpreendente pensar que a Petrobras ficou 10 anos sem encomendar nenhum navio no Brasil”, destacou Magda.
As encomendas realizadas no estaleiro da Ecovix abrangem gaseiros e navios Handy (graneleiros). Estaleiros no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Amazonas também serão beneficiados. Ao todo, já foram encomendadas 48 embarcações pelo programa.
Ela destacou ainda a novidade do Amazonas na lista dos estaleiros atendidos. Durante seu discurso para trabalhadores, Magda expressou que desejava que o presidente Lula tivesse percebido o caráter inovador da inclusão do Amazonas.
Com a recuperação da indústria naval promovida pelo governo, o número de empregos no setor cresceu de 18 mil em 2022 para 50 mil em 2023.
Ao concluir, Magda informou que a primeira biorrefinaria do Brasil será entregue pela Petrobras até o segundo semestre deste ano, resultado de um investimento de R$ 6 bilhões na Refinaria Riograndense, também em Rio Grande.
“Considerando as refinarias do mundo, os investimentos em ampliação e manutenção da nossa rede nos colocam entre as mais tecnológicas e eficientes”, afirmou a presidente da Petrobras.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login