Conecte Conosco

Notícias Recentes

Estudo liga tempo demais no escritório com pressão alta

Publicado

em

Tem trabalhado demais? O risco de desenvolver quadro de pressão arterial alta é maior conforme você passa mais tempo no trabalho

Pressão alta: quadro clínico pode ser mascarado em exames (Getty Images/Getty Images)

São Paulo – Passar tempo demais no escritório faz com que você tenha maior risco de desenvolver um quadro clínico de pressão arterial alta. É o que concluiu um estudo publicado neste mês no periódico científico Hypertension, da Associação Americana do Coração.

O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores canadenses. Eles analisam 3.500 mil pessoas que trabalhavam em escritórios ao longo de cinco anos e compararam diferentes grupos com os resultados de pessoas que trabalhavam 35 horas por semana.

Os resultados foram os seguintes: quem trabalha 49 horas por semana ou mais tem 70% mais risco de desenvolver um quadro de pressão alta que pode ser mascarada, ou seja, não facilmente detectada em exames clínicos. Esse grupo também apresentou 66% mais risco de ter pressão alta por longos períodos.

Entre as pessoas que trabalhavam de 41 a 48 horas por semana, o risco caiu para 54% e 42%, respectivamente para ambos os quadros de saúde.

O estudo levou em conta variáveis como índice de massa corporal, idade, sexo, nível de educação, profissão, cargo e outras questões de saúde. Os resultados do estudo foram os mesmos para homens e mulheres.

“As pessoas devem estar cientes de que passar tempo demais trabalhando pode afetar a saúde do coração, e, se elas estiverem trabalhando muito, é necessário que procurem um médico para verificar a pressão arterial com um dispositivo eletrônico vestível”, afirma, em nota, Xavier Trudel, Ph.D. e professor assistente do departamento de medicina social preventiva na Universidade Laval, em Quebec, no Canadá.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados