Economia
Agropecuária gera a maioria dos empregos em Goiás no início de 2024

O setor agropecuário em Goiás foi responsável pela criação de 41.304 vagas de emprego entre janeiro e maio, o que representa 88,3% do total de 46.759 contratações formais realizadas no estado, conforme comunicado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás. Esses dados foram obtidos do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e confirmados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Em comparação com o mesmo período de 2024, que registrou 43.938 novas contratações, houve um crescimento de 6,4%. A Secretaria também destaca que Goiás registrou aumento de 3,5% no número de empregos ativos, superando as médias de crescimento do Centro-Oeste (3,2%) e do Brasil (2,2%).
De acordo com a Secretaria, políticas públicas têm impulsionado esse progresso, entre elas a ampliação da assistência técnica e a facilitação do acesso ao crédito rural. Programas como os cursos de produção rural pelo Crédito Social, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural) também contribuem significativamente. A continuidade dessas ações é considerada essencial para manter o ritmo de crescimento ao longo do ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login