Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula lamenta perda de Luis Fernando Verissimo, ícone da literatura nacional

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou neste sábado (30) seu pesar pela morte do escritor Luis Fernando Verissimo, ocorrida aos 88 anos em Porto Alegre (RS). O autor faleceu na madrugada deste sábado devido a complicações relacionadas a uma pneumonia. Ele estava hospitalizado desde 11 de agosto na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde foi confirmada a causa do falecimento.

Em uma mensagem publicada nas redes sociais, Lula ressaltou a importância do escritor para a cultura do país: “Luis Fernando Verissimo, um dos maiores nomes da nossa literatura e jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos. Dona de múltiplos talentos, conquistou inúmeros leitores por todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens marcantes, como o Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort”.

Verissimo estava internado desde o dia 11 de agosto com início de pneumonia, condição que se agravou com o passar dos dias. Reconhecido autor e cronista com estilo único, ele enfrentava problemas de saúde há alguns anos. Diagnosticado com Parkinson e doenças cardíacas, precisou implantar um marcapasso em 2016. Em 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que resultou em limitações motoras e dificuldades na comunicação, segundo informações da família.

Verissimo convivia também com outras enfermidades. Em 2020, retirou um câncer da mandíbula e, em janeiro de 2021, durante sua recuperação, sofreu um AVC isquêmico que gerou sequelas e o afastou temporariamente da escrita. Além disso, enfrentava o mal de Parkinson e problemas cardíacos. Conforme revelou a filha Lucia Verissimo, o escritor praticamente não falava mais e comunicava-se apenas com poucas palavras em inglês.

Filho do renomado escritor Erico Verissimo e torcedor entusiasta do Internacional, o colunista — também humorista, desenhista e saxofonista, entre outros talentos — publicou mais de 80 livros, muitos deles best-sellers.

Luis Fernando Verissimo teve importante participação nas páginas do jornal O Globo a partir de fevereiro de 1999, quando iniciou uma série de crônicas que combinavam ironia e reflexão, cativando leitores de diversas faixas etárias. Personagens como a Velhinha de Taubaté e a socialite Dora Avante tornaram-se conhecidos em suas análises sobre o cotidiano do Brasil.

O escritor também colaborou com o jornal na cobertura de duas Copas do Mundo, em 2002 (Coreia e Japão) e 2006 (Alemanha), conquistando admiradores por sua simplicidade encantadora, característica ainda mais notável que sua conhecida timidez.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados