Mundo
Quatro astronautas chegam à ISS após evacuação médica
Quatro astronautas chegaram neste sábado (14) à Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar uma missão de pesquisa que deve durar vários meses. Eles substituem um grupo anterior que precisou retornar à Terra antes do tempo devido a um problema de saúde.
A cápsula com os quatro integrantes da Crew-12 acoplou-se ao laboratório orbital após uma viagem de 34 horas iniciada em Cabo Canaveral, Flórida, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX.
“Construímos uma ponte que mantém a presença humana no espaço por mais de 25 anos neste local”, disse a astronauta americana Jessica Meir ao chegar à estação.
“Ao observar a Terra por estas janelas, recordamos que a cooperação não é apenas possível, mas essencial. Aqui no espaço não existem fronteiras, e a esperança é algo universal”, acrescentou.
Os demais membros da Crew-12 são o americano Jack Hathaway, a francesa Sophie Adenot e o russo Andrey Fedyaev.
Esses quatro astronautas substituem a equipe Crew-11, que retornou à Terra em janeiro, um mês antes do planejado, em razão da primeira evacuação médica na história da Estação Espacial Internacional.
Desde então, apenas três astronautas tem habitado a ISS, que orbita a aproximadamente 400 quilômetros acima da Terra.
A NASA não divulgou informações sobre o problema de saúde que encurtou a missão anterior.
A missão Crew-12 será uma das últimas a chegar à estação, que tem sido habitada continuamente nos últimos 25 anos. A ISS está programada para ser desativada e conduzida de volta à atmosfera terrestre para reentrar sobre uma área remota do Oceano Pacífico em 2030.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login