Brasil
inmet alerta para chuvas fortes que deixam milhares sem casa no nordeste e causam mortes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja para chuvas intensas em vários estados do Nordeste neste sábado, dia 2. A região tem enfrentado tempestades severas nos últimos dias, resultando em pelo menos seis fatalidades — quatro em Pernambuco e duas na Paraíba.
O órgão prevê temporais com acumulado entre 50 e 100mm no dia, acompanhados de ventos fortes entre 60 e 100 km/h, o que pode provocar cortes no fornecimento de energia e inundações.
As áreas sob alerta incluem a Região Metropolitana do Recife, o Agreste e a Mata em Pernambuco, além das regiões da Mata Paraibana, Agreste Paraibano e Borborema, na Paraíba. Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí também são afetados.
O Inmet orienta a população a desligar os aparelhos elétricos do quadro geral de energia e, em caso de ventos fortes, evitar abrigo sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias.
Pernambuco
No estado, as chuvas causaram a morte de quatro pessoas em deslizamentos distintos. Em Olinda, uma mulher de 21 anos e sua filha de seis meses faleceram no bairro Alto da Bondade. No Recife, outra mulher e seu filho de seis anos faleceram na zona norte, em Dois Unidos.
Cinco pessoas ficaram feridas em Olinda, com condições de saúde não divulgadas. A Defesa Civil informou que 1.096 pessoas estão desabrigadas e 1.094 desalojadas, principalmente nas cidades de Recife (671), Olinda (170) e Goiana (146), além de Camaragibe, Igarassu, Limoeiro, Paulista e Timbaúba.
Paraíba
Na Paraíba, duas mortes ocorreram na cidade de Guarabira por eletrocussão durante uma corrida, envolvendo Washington Gonçalves de Souza, 41 anos, e Antônio Felipe da Silva Júnior, 36 anos.
Onze famílias ficaram desabrigadas em João Pessoa e foram acolhidas em uma escola local. Diversas estradas, incluindo PB-032, PB-054 e BR-230, estão bloqueadas devido a alagamentos. Uma ponte em Ingá sofreu danos após o transbordamento do rio local.
O governador Lucas Ribeiro (PP) declarou estado de calamidade pública devido às chuvas intensas. Municípios como Alhandra (191 mm), Mogeiro (117 mm), Pilar (170 mm) e São José dos Ramos (128 mm) registraram volumes históricos nos últimos 30 anos.
Rio Grande do Sul
Chuvas fortes afetaram o estado, causando alagamentos, quedas de árvores, bloqueios de estradas e desalojamento de centenas de pessoas em 19 municípios. Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, foi uma das cidades mais atingidas, com 324 mm de chuva em sete horas, alagando 225 residências e desalojando 512 pessoas.
Em São Gabriel, 21 famílias precisaram deixar suas casas devido ao acumulado de 200 mm. Alagamentos também ocorreram em Santa Maria, Caçapava do Sul, Uruguaiana, Alegrete e Encruzilhada do Sul. Granizo foi registrado em Nova Palma e Júlio de Castilhos.
Na capital Porto Alegre, o bairro Guarujá recebeu 103 mm de chuva em 24 horas. Estradas importantes, como a RS-348 e BR-290, enfrentaram bloqueios temporários devido a danos causados pelas chuvas e elevação de rios.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login