Conecte Conosco

Brasil

Novo nome para Síndrome dos Ovários Policísticos facilita entendimento

Publicado

em

A condição conhecida como Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que afeta aproximadamente 170 milhões de mulheres globalmente, passará por uma alteração em seu nome conforme acordo internacional divulgado nesta terça-feira pela revista científica The Lancet. Agora, a doença será denominada como Síndrome Ovariana Metabólica Poliendócrina (SOMP ou PMOS, em inglês).

Essa atualização na nomenclatura foi anunciada durante o Congresso Europeu de Endocrinologia em Praga, após 14 anos de discussões envolvendo mais de 50 organizações médicas e grupos representativos de pacientes ao redor do mundo.

Os especialistas ressaltam que o termo anterior gerava uma compreensão equivocada, pois sugeria que a síndrome se limita apenas à presença de cistos nos ovários, o que não é verdade. Muitas mulheres diagnosticadas não apresentam esses cistos, que na realidade são folículos ovarianos imaturos, e não cistos patológicos.

O novo nome foi criado para refletir melhor a complexidade da síndrome. A palavra “poliendócrina” evidencia a participação de diversos hormônios; “metabólica” destaca alterações ligadas à resistência à insulina, obesidade, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares; enquanto “ovariana” mantém o foco nas consequências sobre a ovulação e fertilidade.

Os autores do consenso afirmam que essa mudança deve facilitar diagnósticos mais rápidos e ampliar o conhecimento sobre os efeitos sistêmicos da condição, que também pode causar acne, crescimento excessivo de pelos, queda capilar, irregularidades menstruais e impactos na saúde mental.

Segundo o documento publicado em The Lancet, a transição para o novo nome será gradual, levando até três anos para ser adotada oficialmente nas diretrizes internacionais, previstas para 2028.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados