Conecte Conosco

Economia

Fed quer incentivar inovação nos bancos, mas alerta para riscos da IA

Publicado

em

Michelle Bowman, vice-presidente de supervisão do Federal Reserve (Fed), destacou que o banco central dos EUA está focado em criar um ambiente favorável para que os bancos comunitários adotem novas tecnologias, como inteligência artificial (IA) e stablecoins, sem comprometer a segurança do sistema financeiro.

Em um evento realizado pela Kansas Bankers Association, Bowman afirmou que é essencial que a inovação seja acompanhada de mecanismos que identifiquem e minimizem possíveis vulnerabilidades.

Ela ressaltou que a IA tem potencial para beneficiar os bancos comunitários, principalmente no combate a fraudes e no cumprimento das normas regulatórias. Porém, Bowman chamou atenção para os riscos emergentes dessa tecnologia, que ainda estão sendo analisados pelos reguladores.

A executiva ressaltou que ferramentas avançadas de IA, capazes de replicar voz ou imagem, podem ser usadas para criar falsas identidades, induzindo funcionários ou clientes a agirem de forma indevida. Dessa forma, defendeu a necessidade de métodos reforçados para verificação da identidade dos clientes.

No que diz respeito ao mercado de stablecoins, Bowman disse que o Fed busca equilibrar inovação e segurança, trabalhando para que os bancos comunitários possam trabalhar com essas moedas digitais sem ameaçar sua estabilidade financeira.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados