Centro-Oeste
Piloto Enzo Elias compete em casa na Stock Car
Brasília recebe novamente a Stock Car neste final de semana, e o piloto brasiliense Enzo Elias, de 23 anos, terá a chance de correr perto de onde mora. Morador do Noroeste, ele estará na disputa no Autódromo Internacional Nelson Piquet, na segunda edição da etapa desde que a categoria voltou à capital no ano passado.
Desde 2023 na Stock Car Pro Series, depois de deixar a Porsche Carrera Cup, Enzo já conquistou vitórias e pódios na principal categoria do automobilismo no Brasil. Nesta etapa, além de correr diante da torcida local, enfrentará um desafio novo: a primeira corrida de Endurance da Stock Car na história. A prova será em duplas e terá duração de duas horas.
“Correr em Brasília é muito especial. Aqui tem uma energia única, com os fãs, com as pessoas que acompanham e com o autódromo. Poder voltar com a Stock Car para a segunda vez, em uma corrida tão importante, e ainda ser a primeira corrida de Endurance na história da Stock Car, além de ser aqui em Brasília, nossa casa, isso tem um valor muito grande,” contou Enzo.
Mais do que a proximidade com os torcedores, a corrida tem também um significado pessoal para ele. O autódromo fica bem perto de sua casa e está ligado às suas memórias de infância. Agora, competir ali pela principal categoria do país, rodeado por família, amigos e patrocinadores, representa a realização de um sonho antigo.
“Desde pequeno, sempre via o autódromo e sonhava em correr ali. Estar competindo na maior categoria do automobilismo brasileiro é a realização desse sonho. Ter meus amigos, minha família e meus apoiadores por perto me deixa muito feliz e grato por tudo que conquistei na carreira.”
A etapa contará ainda com vários pilotos que nasceram em Brasília, como Lucas Foresti, Felipe Nasr, Pedro Piquet e Gabriel Koenigkan. Além disso, o vencedor da etapa brasiliense em 2025, Nelson Piquet Jr., criado na cidade, também competirá retornando ao autódromo que leva o nome de seu pai, tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet.
“Quando me perguntam sobre a formação de pilotos em Brasília, eu sempre digo que tem algo especial aqui. A pista de kart é técnica e isso ajuda muito, mas talvez seja um pouco de destino juntar tantos talentos aqui,” comentou Enzo.
Além dos pilotos de Brasília, nomes como Rubens Barrichello e Felipe Massa também estarão no grid. Para Enzo, competir ao lado dessas figuras que ele admirava ao crescer é algo que vai além da prova.
“Assistíamos esses pilotos fazendo história em grandes competições mundiais como Fórmula 1, WEC e IMSA. Agora, estar com eles na mesma pista é a realização de um sonho,” disse ele.
Desde criança, apaixonado por automobilismo e começando pelo kart, Enzo mira alto para o futuro. Ele deseja representar o Brasil nos principais campeonatos de endurance, como a International Motor Sports Association (IMSA) e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).
“Meu sonho é viver pilotando carros de corrida, fazendo o que amo. Já estar nesta posição é uma conquista, mas quero representar o Brasil nos grandes campeonatos de endurance, onde me divirto muito. Quero chegar ao IMSA e ao WEC e levar o nome do país da melhor forma possível,” afirmou.
Na temporada 2026 da Stock Car Pro Series, Enzo sabe que o título será difícil. Felipe Fraga lidera com 746 pontos, seguido por Gabriel Casagrande com 603, e ele está na oitava posição, com 506.
“Nosso objetivo é brigar pelo título. Sabemos que é difícil, e o líder abriu vantagem grande, mas vamos lutar enquanto houver chances. Queremos sempre estar entre os melhores e alcançar vitórias,” concluiu o piloto.
Fonte: Com informações Jornal de Brasília

Você precisa estar logado para postar um comentário Login