Notícias Recentes
Celso Sabino nega decisão sobre saída do governo

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), declarou que ainda não existe uma decisão tomada sobre sua possível saída do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso ocorre mesmo diante da crescente pressão da liderança do partido para que ele deixe o cargo.
“Nada está decidido, nenhuma retirada foi discutida. Na verdade, hoje mesmo estou inaugurando obras relacionadas à COP 30 e dando continuidade ao meu trabalho”, afirmou o ministro nesta sexta-feira (29).
Fontes dentro do partido informaram que Sabino tentou, na quinta-feira, convencer o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, a permitir que ele permaneça no governo. No entanto, Rueda recusou o pedido, declarando que, caso Sabino não saia do governo, será expulso da legenda. A expectativa é que o ministro opte por deixar o cargo para evitar ter que se filiar a outro partido.
A Executiva Nacional do União Brasil agendou uma reunião para a próxima terça-feira, na qual planeja aprovar uma resolução para impedir que membros do partido ocupem cargos no governo Lula. Essa medida, no entanto, deve poupar os principais indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), padrinho dos ministros Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Nacional), que não são filiados ao partido.
A liderança do União Brasil considera insustentável manter um filiado como ministro no governo após o desentendimento pessoal com o presidente do partido, Antonio Rueda. Existia já uma tendência para a saída do ministro da Esplanada até o fim do ano, quando a federação com o PP será oficializada pela Justiça Eleitoral, porém a decisão deve ser antecipada para a próxima semana, após os recentes posicionamentos do presidente em reunião ministerial.
Conforme noticiado recentemente, a pressão exercida por Lula para que os ministros do Centrão defendam mais o governo frente às críticas das lideranças partidárias gerou desconforto em várias legendas.
A decisão será focada no ministro do Turismo, Celso Sabino, que é o único membro filiado formalmente ao União Brasil no primeiro escalão do governo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login