Conecte Conosco

Mundo

Conselho de Segurança rejeita candidatos a chefe da ONU em nova rodada

Publicado

em

Os sete candidatos para substituir o atual secretário-geral da ONU enfrentaram nesta sexta-feira o veto de ao menos um membro do Conselho de Segurança, conforme informou uma fonte diplomática.

Nenhum dos candidatos conseguiu evitar votos negativos das cinco potências com poder de veto no Conselho: Reino Unido, França, Estados Unidos, China e Rússia.

Entre os aspirantes, quatro são mulheres e três são homens, concorrendo para substituir o português António Guterres, 77 anos, que terminará seu segundo mandato no comando da ONU em 31 de dezembro.

Esta votação marcou a primeira rodada dessas consultas informais e anônimas. Os cinco membros permanentes usaram cédulas coloridas para indicar seus vetos, enquanto os dez membros não permanentes votaram com cédulas sem distinção.

A costa-riquenha Rebeca Grynspan, que foi uma das favoritas nas votações anteriores, recebeu desta vez o maior número de votos a favor, porém também obteve cinco vetos, dois deles de membros permanentes.

De acordo com a imprensa americana, os Estados Unidos se opõem aos sete candidatos. O embaixador dos EUA na ONU, Mike Waltz, não comentou diretamente essa informação, mas afirmou: “Sempre dissemos que precisamos apenas da melhor pessoa”.

Para avançar, um candidato precisa obter pelo menos nove votos dos quinze membros do Conselho de Segurança, sem ser vetado por qualquer das cinco potências permanentes. Após atender esses requisitos, seu nome é levado à Assembleia Geral da ONU, que reúne todos os países-membros, para aprovação final.

Esse processo acontece em um momento delicado para a ONU, que enfrenta vários conflitos globais, dificuldades financeiras e divisões internas no Conselho de Segurança.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados