Conecte Conosco

Brasil

Lacen realiza mais de 41 mil exames nesse mês de março

Publicado

em

/Secretaria de Saúde do estado do Piauí

No total foram realizados 3.338 exames de RT/PCR, para a detecção do vírus nas últimas 24 horas.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí, Dr. Costa Alvarenga, LACEN Piauí, recebeu 46.211 solicitações de exames para detecção do coronavírus (Covid-19) no período de 1 a 31 de março. Até o final do dia de ontem (31), 41.276 exames do tipo RT/PCR que é o padrão ouro na detecção do genoma viral, já haviam obtido resultado, o que representa uma média de 90% do total de amostras, apresentando uma média de realização de 3.338 exames para a detecção do vírus nas últimas 24 horas. O teste de Covid-19 do tipo RT-PCR detecta a presença do vírus no organismo e, por isso, é usado para identificar casos ativos da doença.
.
A diretora-geral do Lacen-PI, Walterlene de Carvalho, destaca que os bons números são resultado do investimento do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde na unidade. “Os investimentos realizados na sede e capacitação de profissionais contribuíram para a ampliação do número de testagens diárias. A Cglab – Coordenação Geral dos Laboratórios Centrais, ligado ao Ministério da Saúde vem também prestando uma grande ajuda com equipamentos, recursos federais e insumos”, explica.

Walterlene destaca a importância da testagem para controle do coronavírus. “Precisamos insistir na testagem, que é uma parte importante da estratégia para conter o índice de transmissão. Com o maior número de pessoas realizando o teste será possível que os especialistas possam planejar as novas medidas. Não podemos abrir mão de testagem. Isso tem que ser mantido como prioridade”, disse a diretora.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados