Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula e Tarcísio disputam comando em grande operação contra o crime organizado

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que podem ser rivais nas eleições de 2026, estão em uma disputa pelo protagonismo na Operação Carbono Oculto. Esta operação é considerada a maior ação contra o crime organizado no Brasil e atingiu diretamente o centro financeiro da Faria Lima, além do setor de combustíveis.

Para afirmar presença, o governo federal promoveu uma coletiva de imprensa com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos reforçaram a liderança do governo federal nesta ação, que contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Militar, Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de agentes e fiscais das Receitas Estadual e Federal.

“O crime organizado deixou de ser regional e se tornou global. Só um olhar abrangente do governo brasileiro, que se estende pelos Estados, consegue ser eficaz. As operações acontecem em dez Estados”, afirmou Lewandowski. Já Haddad destacou a “cooperacão” entre as autoridades estaduais, como Ministérios Públicos e polícias, nas investigações e nas execuções dos mandados.

Lula enfatizou que essa resposta integrada começou com a criação do Núcleo de Combate ao Crime Organizado no Ministério da Justiça: “A população em todo o país presenciou hoje a maior resposta do Estado brasileiro ao crime organizado em nossa história. Com ações coordenadas envolvendo Polícia Federal, Receita Federal e Ministérios Públicos estaduais, foram deflagradas três operações simultâneas nos setores financeiro e de combustíveis, abrangendo 10 Estados. Esse trabalho integrado, iniciado com o Núcleo de Combate ao Crime Organizado, permitiu acompanhar toda a cadeia e atingir o núcleo financeiro que sustenta essas práticas.”

Por sua vez, Tarcísio publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que a operação é resultado do esforço do Gaeco e das polícias de São Paulo, que se expandiu pelo Brasil: “A maior operação de inteligência e combate ao crime organizado no setor de combustíveis da história, a Carbono Oculto, foi deflagrada hoje pela manhã. Trabalho do Gaeco com as Polícias de São Paulo que se estendeu por todo o Brasil, enfrentando grupos antes considerados intocáveis. As facções estão sendo combatidas como nunca, e a mensagem é clara: em São Paulo, o crime organizado não terá espaço.”

Ao todo, 1.400 agentes cumprem 200 mandados de busca e apreensão contra 350 alvos em dez Estados, todos envolvidos no controle da cadeia produtiva de combustíveis, parte dela dominada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Na Faria Lima, famosa região financeira, estão concentrados 42 desses alvos, incluindo empresas, corretoras e fundos de investimentos espalhados em cinco endereços, entre eles prédios icônicos da área.

Além desta questão, há outro ponto de discordância entre Lula e Tarcísio. Eles disputam o reconhecimento pela iniciativa do túnel Santos-Guarujá.

Embora publicamente troquem elogios e celebrem a cooperação entre os governos federal e estadual para viabilizar essa obra que é aguardada há décadas, nos bastidores há uma disputa pela autoria do projeto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados