Conecte Conosco

Notícias Recentes

Praias do litoral paulista têm 62 locais interditados para banho neste feriado

Publicado

em

O litoral paulista conta com 62 praias interditadas para banho neste feriado, conforme relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira (13/11). Destas, 46 praias estão situadas na Baixada Santista e 16 no litoral norte.

A Cetesb publica semanalmente a lista atualizada das praias impróprias para banho. Um destaque negativo é o município de Mongaguá, no litoral sul, que apresenta todas as suas praias classificadas como inadequadas para banho neste final de semana.

As praias das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe estão entre as listadas.

Como a Cetesb avalia a qualidade das águas

A avaliação é feita mediante a coleta de amostras de água que são enviadas aos laboratórios da Cetesb. O principal foco do monitoramento é o grupo de bactérias enterococcus, conhecido por ser a principal causa de gastroenterite.

São realizadas análises microbiológicas para contar a concentração de bactérias fecais presentes na água. Esses indicadores ajudam a identificar se a água está adequada para o banho.

As coletas são feitas semanalmente todas as sextas-feiras, com entrega das amostras a laboratórios em Cubatão e Taubaté, onde o controle é efetuado.

Critérios para classificação

Uma praia é considerada própria para banho se pelo menos duas das últimas cinco análises indicarem número de enterococcus na água igual ou inferior a 100.

Praias com bandeira vermelha são aquelas que não passaram no teste, e a Cetesb recomenda que sejam evitadas para banho.

Além da contagem elevada de bactérias fecais, outros fatores que podem classificar uma praia como imprópria incluem a presença de óleo por derramamentos, ocorrência de maré vermelha, floração de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.

Praias com restrição nos municípios do litoral paulista

  • Ubatuba: Rio Itamambuca, Iperoig, Itaguá e Perequê-Mirim
  • Caraguatatuba: Centro, Porto Novo
  • São Sebastião: Prainha, Pontal da Cruz, Boiçucanga
  • Ilhabela: Armação, Sino, Itaquanduba, Itaguaçu, Ilha das Cabras, Veloso, Portinho
  • Bertioga: Enseada – Indaiá, Enseada – Vista Linda, Enseada – R. R. Costabile
  • Guarujá: Perequê, Enseada – R. Chile, Enseada – Estrada Pernambuco, Enseada – Av. Santa Maria, Pitangueiras – Av. Puglisi, Pitangueiras – R. S. Valadão
  • Santos: Aparecida, José Menino – R. Olavo Bilac
  • São Vicente: Milionários, Praia da Divisa, Prainha, Gonzaguinha
  • Praia Grande: Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Vila Tupi, Ocian, Maracanã, Vila Caiçara, Real, Balneário Flórida, Jardim Solemar
  • Mongaguá: Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Itaóca, Agenor de Campos, Flórida Mirim
  • Itanhaém: Suarão, Suarão – AFPESP, Parque Balneário, Centro, Praia dos Pescadores, Sonho, Jardim Cibratel, Estância Balneária, Balneário Jardim Regina, Balneário Gaivota
  • Peruíbe: Icaraíba, Parque turístico, Balneário São João Batista

Segundo relatório, Praia Grande é o município com maior número de praias inadequadas para banho, totalizando 11 locais. A Cetesb destaca os municípios de Praia Grande, Santos e São Vicente como os mais impactados, especialmente durante o verão, devido à maior concentração de banhistas e conservação ambiental fragilizada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados