Conecte Conosco

Brasil

Sem chuva há 40 dias, tempo seco traz queimadas para noroeste paulista

Publicado

em

Umidade relativa do ar em Rio Preto chegou a 21% nos últimos dias. Cetesb poderá autuar quem for pego provocando focos de incêndio.

O clima seco, a falta de chuvas e o aumento nos registros de focos de incêndios na região noroeste paulista têm deixado os moradores São José do Rio Preto (SP) em estado de atenção por causa da baixa umidade do ar, que chegou a 21%, índice bem abaixo do ideal, que é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Na manhã desta segunda-feira (17) a umidade foi registrada em 34%. Segundo a Cetesb, a qualidade do ar é considerada moderada ou seja não está boa, mas não é das piores. Mesmo assim, quem tem problemas respiratórios deve se cuidar e evitar esforço físico.

Em Rio Preto a última chuva registrada foi no dia 9 de julho. Em Araçatuba (SP) também não chove há 40 dias. A situação na cidade também não é boa. A umidade relativa do ar atingida nesta segunda-feira (17) foi de 44%.

O índice que calcula a poluição aponta que a qualidade do ar em Araçatuba está entre as piores da região noroeste paulista. A poluição medida no início da manhã desta segunda-feira (17) em Araçatuba é considerada maior do que a registrada na cidade de Cubatão (SP), que há 30 anos é considerada o município mais poluído do país.

O clima seco contribui diretamente para as queimadas que prejudicam a qualidade do ar. Imagens enviadas por meio do aplicativo da TV TEM mostram incêndios registrados neste fim de semana.

Em Barbosa (SP), o fogo assustou os moradores da Vila Renato no fim de semana, após as chamas atingirem um canavial e chegar bem próximo a uma área urbana. Bombeiros e funcionários de uma usina ajudaram a conter o incêndio.

Em Luiziânia (SP), um outro canavial pegou fogo e uma nuvem de fumaça se formou sobre a cidade o que deixou a população em estado de alerta.

Em Rio Preto, o fogo também avançou rapidamente em uma área às margens da BR-153 neste domingo (16). A fumaça provocada pelo incêndio é um perigo para os motoristas e um incômodo para os moradores que vivem em um condomínio vizinho ao terreno.

Na vicinal Antonio Ponce Serveleira em Três Fronteiras (SP), os bombeiros trabalharam três horas para conter o fogo, que chegou a uma área de preservação ambiental, além de um terreno para pastagem.

Somente neste domingo (16), a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar 12 incêndios em Rio Preto. A Cetesb mantém centrais de monitoramento em três cidades da região, Rio Preto, Araçatuba e Catanduva (SP).

A Defesa Civil começou nesta segunda-feira (17) uma campanha de prevenção às queimadas e de orientação à saúde. Durante a operação estiagem, a campanha trará cartazes e panfletos informativos que serão entregues aos moradores e nas escolas.

De acordo com a Defesa Civil, quem for flagrado provocando queimadas pode ser autuado. A população pode ajudar denunciando pelo telefone da Secretaria do Meio Ambiente no número (17) 3212 6310.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados