Conecte Conosco

Brasil

UBS funciona improvisada há 12 anos em casa na Zona Leste de SP

Publicado

em

Consultórios ficam nos quartos do imóvel no Jardim Helian, em Itaquera.
Moradores reclamam da falta de providências.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Helian, na Zona Leste de São Paulo, funciona provisoriamente há 12 anos em um imóvel residencial alugado pela Prefeitura de São Paulo no bairro, na região de Itaquera.

Os moradores reclamam da falta de estrutura e não aguentam mais a situação. A recepção fica na garagem. Quem vai para os consultórios tem que subir por uma escada e tomar cuidado para não bater a cabeça no teto. Em cima, o corredor é bem estreito, mas tem que acomodar as cadeiras. Nos quartos ficam os consultórios. A UBS tem apenas um banheiro.

Do outro lado da casa, onde seria o quintal, ficam as áreas de espera e inalação. E a sala de vacinas fica na cozinha.

O aposentado Odécio Gomes, que se locomove com cadeira de rodas, fala sobre a dificuldade em ser atendido. “O médico vem em casa porque não tem condições de ser atendido aí. Os corredores são muito apertados”, disse.

As filas também são um problema. O aposentado Ernesto Lima conta que tem um filho que precisa operar uma hérnia e que espera por uma cirurgia há dois anos.

O vendedor Antonio Sérgio Lima, que mora no bairro, afirma que diferentes políticos já prometeram uma solução para a área, mas que nada fizeram. “De governo em governo a gente é passado pra trás. Só promessa”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que os técnicos já fizeram o possível para melhorar a situação da casa e que vai tentar encontrar um outro imóvel pra instalar a UBS provisória enquanto a definitiva não fica pronta. A secretaria disse que está em processo de desapropriação de um terreno pra fazer a obra.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados