Conecte Conosco

Notícias Recentes

Na retomada das vendas, comércio prioriza Dia dos Pais

Publicado

em

 

ncbcbbcn

Comerciantes do Distrito Federal aguardam com ansiedade o Dia dos Pais para uma retomada de vendas após meses de crise econômica. Depois das medidas de combate ao novo coronavírus, que obrigaram o fechamento de estabelecimentos por meses, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) estima que o comércio da capital tem vendido quase 70% a menos nesses últimos três meses, do que o mesmo período do ano passado. Porém, com shoppings, restaurantes e lojas em geral abertas neste momento, recebendo clientes com o cumprimento de recomendações de saúde, o setor espera maior movimentação econômica para o dia 9 de agosto.

“Essa é uma data bem representativa para o comércio do DF, que vinha apresentando um crescimento de cerca de 5% a cada ano no Dia dos Pais. Com a pandemia, não devemos continuar esse ritmo, mas temos expectativa de uma retomada melhor do que a que estamos vivendo neste mês de julho”, detalha o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro. A esperança de boas vendas é puxada por promoções, como liquidação de produtos que estão em estoque, o parcelamento de compras e a chamada venda por impulso, que é quando o cliente adquire um produto que não tinha intenção de comprar naquele momento, e adquire porque viu uma oferta no shopping ou encontrou boas condições na internet, por exemplo.

Especialistas também lembram que a forma de consumir mudou neste ano. Giuliano Bragaglia, superintendente do Conjunto Nacional, diz que o varejo também acompanha alterações do estilo de vida. “Estamos observando que experiências que antes eram diferenciais, agora são premissas, como as opções de compras virtuais. Então, esse é um momento de adaptação para uma retomada consciente de vendas, que tem que prezar pela saúde do cliente, oferecer boas ofertas, um bom atendimento e alternativas on-line”, comenta.
Um exemplo dessas adaptações do shopping é o sistema de locker, em que o cliente faz compras pelo site e retira o produto em uma caixa instalada no primeiro piso, usando o QR Code, sem contato pessoal.

Para a família

Giuliano também avalia que as vendas de aparelhos eletroeletrônicos têm se destacado e devem continuar em alta durante o Dia dos Pais, pois os moradores da capital estão passando mais tempo em casa e sentem mais necessidade de renovar os aparelhos. Michael Chaves, 40 anos, conta que foi um dos que realizou essas compras on-line durante o período de isolamento. “Acabei comprando alguns produtos pela internet, mas o comércio físico é diferente, porque não é só para comprar, também é um passeio de família, com uma programação especial”, diz o engenheiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados