Mundo
Rodrigo Paz assume presidência da Bolívia

O senador Rodrigo Paz, de posicionamento centrista, foi eleito presidente da Bolívia no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo (19). Com a apuração mostrando 98% das urnas contabilizadas, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país indicava por volta das 21 horas (horário de Brasília) que Paz liderava com 54% dos votos, enquanto o ex-presidente conservador Jorge ‘Tuto’ Quiroga somava 45%.
O presidente do TSE, Oscar Hassenteufel, comentou que os resultados parecem definitivos.
Na porta de sua casa em Santa Cruz, o vice-presidente eleito, Edman Lara, expressou gratidão ao povo boliviano e a chance de governar. Ele destacou a necessidade de união nacional e reconciliação, afirmando que as diferenças políticas devem ser superadas.
Edman Lara também afirmou estar preparado para deslocar-se a La Paz para, ao lado de Rodrigo Paz, definir rapidamente as soluções necessárias à grave crise econômica que o país enfrenta.
Um dos desafios do novo governo será restabelecer o diálogo e as relações diplomáticas com os Estados Unidos, que foram suspensas após a expulsão do embaixador americano em 2008 devido a acusações de interferência política durante o mandato do líder indígena Evo Morales, segundo especialistas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login