Conecte Conosco

Notícias Recentes

Zema cita El Salvador e defende endurecimento no combate ao crime no Brasil

Publicado

em

O pré-candidato à presidência da República, Romeu Zema (Novo-MG), declarou em entrevista que, caso eleito em 2026, implementará políticas de segurança pública mais severas, tomando El Salvador como modelo na luta contra a criminalidade.

“Visitei El Salvador, um dos exemplos mais eficazes do que podemos fazer. É necessário elevar o preço do crime, e eu vou eliminar essa violência, custe o que custar”, declarou durante o programa Canal Livre.

El Salvador atraiu atenção internacional no tema segurança pública após o governo de Nayib Bukele introduzir uma política rigorosa contra gangues, baseada em prisões em massa, leis penais mais rígidas e ampliação de presídios. Essa abordagem ajudou a reduzir significativamente os homicídios, apesar de críticas de entidades globais de direitos humanos, que apontam abusos, prisões arbitrárias e violações de direitos civis.

No mesmo programa, Zema defendeu a expansão do sistema carcerário no Brasil, afirmando que prefere ver mais criminosos presos a ter a criminalidade aumentando nas ruas. “Se for necessário construir novos presídios porque os atuais estão cheios, que seja feito. Prefiro criminoso atrás das grades a criminoso solto”, afirmou.

O ex-governador de Minas Gerais também criticou decisões judiciais que, em sua visão, atrapalham o trabalho das forças de segurança. Ele acredita que o sistema penal brasileiro atual contribui para que criminosos reincidam e fortalece as organizações criminosas.

“O problema no Brasil é que o sistema penal funciona como uma escola do crime, enquanto a polícia enfrenta decisões judiciais que protegem criminosos. É preciso reformar a legislação e melhorar a coordenação, especialmente nas fronteiras”, destacou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados