Notícias Recentes
Hospital de Base do DF é autorizado a retomar transplantes de rim
Procedimento havia sido interrompido no final do ano passado, diz Saúde. Pasta tem fila de espera tem 310 pacientes; em 2015, foram 77 operações.
O Hospital de Base do Distrito Federal volta a realizar transplante de rins a partir desta quarta-feira (13). O procedimento havia sido interrompido no final do ano passado para a realização do credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que deve ser feito a cada dois anos. Durante o período, os pacientes que precisaram passar por transplante foram atendidos no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).
Uma mulher de 47 anos foi a primeira a passar por um transplante de rim depois do recredenciamento, e passa bem. Segundo uma médica da área de nefrologia do hospital, a paciente recebeu o órgão doado por outra mulher que morreu em um hospital particular do DF.
No ano passado foram feitos, no DF, 483 transplantes de córneas, 57 de fígado, 29 de coração e 77 de rim. De acordo com a Secretaria de Saúde, a fila de espera para o transplante de rins é de 310 pacientes. Para que os procedimentos sejam realizados em pleno funcionamento das unidades, é necessário que aumente o número de doações de orgãos.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login