Conecte Conosco

Notícias Recentes

Incêndio atinge indústria de plásticos na Grande SPMonotrilho só deverá funcionar parcialmente em 2018, admite Metrô Previsão é que Linha 17-Ouro tenha horário reduzido.

Publicado

em

Serviço chegou a ser prometido para a Copa de 2014.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, já admite que o monotrilho que é construído na Zona Sul de São Paulo, ligando o aeroporto de Congonhas à Marginal Pinheiros, deverá funcionar apenas com operação assistida em 2018. Isso significa que os trens deverão operar inicialmente apenas em parte do dia, possivelmente em intervalos de menor fluxo.

O ano de 2018 foi um dos vários prazos dados pelo governo de São Paulo para a entrega do empreendimento, que chegou a ser anunciado para a Copa de 2014. As obras atrasaram e começaram apenas em 2011, fazendo o governo prometer a entrega para 2014, mas depois da Copa. Depois, o governo mudou a data prevista para 2017 e, finalmente, para 2018.

“Em 2018 ainda a gente quer ter trens sendo testado, pelo menos trens sendo testados, pelo menos operação assistida, com as obras já concluídas”, afirma Clodoaldo Pelissioni. A operação comercial, ou seja, durante todo o dia, é uma “possibilidade”, segundo o secretário. “Vamos trabalhar para isso”.

A operação assistida também foi adotada no trecho já inaugurado do monotrilho da Zona Leste, a Linha 15-Prata. A linha fucinonou em horário reduzido por cerca de um ano, entre 2014 e 2015, no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente.

Atrasos
Diversas paralisações na construção da Linha 17, das estações e do pátio de manobras dificultaram o andamento da obra. Após mais de um semestre de paralisações, o Metrô conseguiu retomar em junho a construção das estações Campo Belo (integrada com a Linha 5-Lilás do Metrô), Vila Cordeiro e Chucri Zaidan, todas parte da Linha 17-Ouro.

A construção do pátio do monotrilho, que teve o contrato rescindido pelo Metrô no começo do ano, deverá ser retomada até o final do mês, segundo Clodoaldo Pelissioni. O Metrô afirma que a empresa descumpriu prazos. Já o consórcio que tocava a obra culpou a companhia estadual pelo não cumprimento de prazos.

Obras do monotrilho da linha 17-Ouro do Metrô na avenida Washington Luis, próximo ao Aeroporto de Congonhas (Foto: Nelson Antoine/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Extremos
Inicialmente, o monotrilho da Linha 17-Ouro previa atender extremos da cidade, como a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Jabaquara, ou o trecho até a futura estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela do Metrô.

Em agosto do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já tinha mandado congelar 17 das 36 estações inicialmente previstas da linha na Zona Sul da capital. À época, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que a prioridade era “concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados