Mundo
Acnur solicita ajuda para 9 milhões de pessoas neste inverno
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) lançou nesta sexta-feira (30) um apelo para arrecadar doações que possibilitem apoio extra durante o próximo inverno no hemisfério norte (verão no Brasil) a nove milhões de indivíduos na Ucrânia, Síria, Líbano e Afeganistão.
A organização da ONU informou que a meta é obter pelo menos 50 milhões de dólares (269 milhões de reais), cifra que representa um aumento de 3 milhões de dólares (16 milhões de reais) em relação ao ano anterior.
Dominique Hyde, diretora de Relações Externas do Acnur, destacou que os recursos disponíveis são limitados e que os custos aumentam conforme o inverno se aproxima no hemisfério norte.
“Milhões de pessoas nestes países fragilizados pela guerra enfrentam o perigo de passar o frio rigoroso sem proteção adequada”, complementou.
A entidade com sede em Genebra ressaltou que as necessidades nos quatro países são grandes.
Na Ucrânia, o quinto inverno da guerra chegará marcado por ataques frequentes da Rússia contra civis e equipes humanitárias, além de cortes no fornecimento de energia que aumentam o sofrimento da população, conforme lembrou o Acnur.
No Afeganistão, quase quatro milhões de pessoas retornaram do Paquistão e do Irã entre janeiro de 2025 e julho de 2026, muitas sem recursos suficientes.
A Síria também viu o retorno de milhões de refugiados desde a queda do presidente Bashar al-Assad, contudo, ainda sem recursos adicionais para cobrir necessidades básicas.
No Líbano, aproximadamente 300 mil pessoas necessitarão de amparo no inverno, porém os fundos disponíveis atualmente permitem ao Acnur assistir apenas metade desse contingente.
Ao final de 2025, cerca de 120 milhões de pessoas estavam forçadas a se deslocar pelo mundo, segundo dados da organização da ONU.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login