Conecte Conosco

Brasil

Brasil é 5º no Mundial de Ginástica e luta por vaga em LA 2027

Publicado

em

O Brasil terminou em 5º lugar na final do Mundial de Ginástica Artística de 2026, realizado em Roterdã, Holanda. A equipe brasileira garantiu classificação em 8º lugar, última posição que dava vaga direta. Na final, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Thais Fidelis e Sophia Weisberg alcançaram 159,730 pontos, fechando a disputa em 5º lugar. Gabriela Bouças foi a reserva da equipe. Agora, o Brasil terá de buscar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 no Mundial de 2027, onde nove vagas estarão em disputa.

O pódio foi dominado pela China, que alcançou 165,764 pontos. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 165,531, e o Japão, que retorna ao topo após 60 anos, completou o pódio com 164,063 pontos. A França ficou em 4º lugar com 161,130, à frente do Brasil.

Thais Fidelis iniciou a participação brasileira no solo, mostrando uma apresentação quase sem erros e conquistando nota 12.933, com 5.300 de dificuldade, melhorando 0,20 pontos em relação ao dia anterior. Lorrane Oliveira, bronze por equipes em Paris, teve um bom desempenho mas perdeu pontos com um erro no final, somando 12.900.

Flávia Saraiva, ao som de Ney Matogrosso e Luiz Gonzaga, estava com uma série quase perfeita no solo, mas com um pequeno desequilíbrio na chegada perdeu 0,10 pontos, ficando com 12.800 pontos (5.400 de dificuldade e 7.500 na execução). No salto, Flávia abriu para o Brasil e terminou com 13.000 pontos, apesar de um passo para trás no aterrissagem.

Sophia Weisberg, a mais jovem do grupo com 16 anos, saiu feliz após seu salto de dificuldade 5.000 e execução 9.033, totalizando nota 14.033, ajudando o Brasil a ficar temporariamente em segundo lugar na competição.

Rebeca Andrade, campeã olímpica, executou um Yurchenko com dupla pirueta (DTY) que arrancou aplausos do público. Ela, que voltou de um intervalo de um ano, marcou excelente nota 14.400 (9.400 na execução e 0.6 de desconto).

Nas barras assimétricas, Thais começou para o Brasil e obteve 12.466 pontos (4.900 dificuldade e 7.566 execução). Lorrane fez uma boa saída do duplo com meia volta e alcançou 13.533 (5.600 dificuldade e 7.933 execução). Flávia, última a se apresentar, teve uma série boa, mas com um erro final, ficando com 13.133 pontos.

Nos últimos elementos, Thais iniciou a apresentação do Brasil com uma série sem quedas e nota 13.033, embora com pequeno desvio na chegada. Flávia entrou em seguida, obtendo 14.066 pontos, com 6.100 de dificuldade e 7.966 na execução. Rebeca finalizou a participação brasileira na trave, saindo recebida com aplausos, e conquistou nota 13.433 (5.700 de dificuldade e 7.733 na execução).

O Brasil ainda poderá disputar quatro medalhas nas próximas finais: Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira na final geral individual na sexta-feira; Rebeca Andrade no salto no sábado; e Flávia na final da trave no domingo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados