Conecte Conosco

Notícias Recentes

Crescimento do gelo no mar ártico durante o inverno diminui o declínio a longo prazo: NASA

Publicado

em

Nova pesquisa da NASA descobriu que o aumento na taxa de crescimento do gelo marinho do Ártico no inverno pode ter diminuído parcialmente o declínio da camada de gelo do mar Ártico.

Como as temperaturas no Ártico se aqueceram ao dobro do ritmo do resto do planeta, a extensão da água do mar congelada que cobre o Oceano Ártico e os mares vizinhos diminuiu e diminuiu nas últimas três décadas. A extensão do gelo no Ártico no final do verão caiu quase pela metade desde o início dos anos 80. Um estudo recente da NASA descobriu que desde 1958, a cobertura de gelo do Ártico perdeu em média cerca de dois terços de sua espessura e agora 70% da calota polar é feita de gelo sazonal, ou gelo que se forma e derrete em um único ano.

NASA / Alek Petty

O sol se pondo sobre o bloco de gelo do mar Ártico, como observado durante o Projeto de Exploração do Giro Beaufort em outubro de 2014.

Mas, ao mesmo tempo em que o gelo do mar está desaparecendo mais rápido do que jamais foi observado no registro de satélite, ele também está aumentando em um ritmo mais rápido durante o inverno. Esse aumento na taxa de crescimento pode durar décadas, um novo estudo aceito para publicação na revista Geophysical Research Letters .

Isso não significa que a cobertura de gelo esteja se recuperando, no entanto. Apenas atrasando sua morte.

“Este aumento na quantidade de gelo marinho que cresce no inverno não supera o grande aumento no derretimento que observamos nas últimas décadas”, disse Alek Petty, cientista de gelo marinho do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, e principal autor do estudo. “No geral, a espessura está diminuindo. O gelo marinho do Ártico ainda está em declínio em todas as estações e deve continuar em declínio nas próximas décadas.”

Petty e sua equipe usaram modelos climáticos e observações da espessura do gelo marinho do satélite CryoSat-2 da Agência Espacial Européia para explorar a variabilidade do crescimento do gelo marinho através do Ártico. Os resultados do modelo climático se compararam bem tanto com as medições do CryoSat-2 quanto com os resultados de outro modelo de gelo marinho do Ártico, dando aos autores confiança na capacidade do modelo climático de capturar a variabilidade do gelo marinho do Ártico.

“O modelo climático global parece fazer um bom trabalho ao capturar o estado do gelo do Ártico e mostra que a maior parte da mudança de espessura no Ártico central é da termodinâmica, ou seja, formação de gelo e gelo derretido, embora ao redor da borda do gelo do Ártico. dinâmica, que é o transporte de gelo, pode desempenhar um papel maior “, disse Petty.

Essas simulações mostraram que na década de 1980, quando o gelo do mar Ártico estava em média 6,6 pés de espessura em outubro, cerca de 3,3 pés extras de gelo se formariam durante o inverno. Essa taxa de crescimento aumentou e pode continuar a fazê-lo por várias décadas em algumas regiões do Ártico; Nas próximas décadas, poderíamos ter um bloco de gelo que teria, em média, apenas cerca de 3,3 pés de espessura em outubro, mas poderia experimentar até 1,5 metro de crescimento de gelo durante o inverno.

Parece contraintuitivo: como é que uma camada de gelo enfraquecida consegue crescer a um ritmo mais rápido durante o inverno do que quando o Árctico estava mais frio e o gelo era mais espesso e mais forte?

“Nossas descobertas destacam alguma resiliência da camada de gelo do mar Ártico”, disse Petty. “Se não tivéssemos esse feedback negativo, o gelo estaria diminuindo ainda mais rapidamente do que é atualmente. Infelizmente, o ciclo de feedback positivo do gelo de verão e o aumento da absorção solar associada ao derretimento do gelo no verão ainda parecem ser dominantes e continuam impulsionar o declínio global do gelo do mar. “

No entanto, o aumento da taxa de espessamento do gelo marinho no inverno tem outras implicações. À medida que o gelo se forma na superfície do oceano, liberta muita água salgada e densa da qual se originou, o que afunda e aumenta a mistura das águas no oceano superior. Quanto mais formação de gelo ocorre, mais mistura esperamos ver no oceano superior. Aumentos nesta formação de gelo e mistura durante o inverno podem ajudar a mitigar o forte resfriamento das águas superficiais do Oceano Ártico que tem sido observado nas últimas décadas devido ao aumento do derretimento do verão.

“Isso está alterando o equilíbrio sazonal e a distribuição da salinidade do oceano superior no Ártico; está mudando quando temos água fresca, quando temos água salgada e quão profunda e sazonal é essa camada mista oceânica superior”, disse Petty. “E isso vai significar que os microrganismos e ecossistemas locais precisam se adaptar a essas condições de rápida evolução”.

As projeções de Petty descobriram que, em meados do século, os fortes aumentos nas temperaturas atmosféricas e oceânicas compensarão o mecanismo que permite que o gelo regride mais rápido, e a camada de gelo do mar Ártico diminuirá ainda mais. O estudo previu que a troca ocorrerá quando o gelo do mar tiver menos de 1,6 metro de espessura no começo do inverno, ou se a sua concentração – a porcentagem de uma área coberta de gelo marinho – for inferior a 50%.

“Esse mecanismo de feedback negativo que aumenta o crescimento do gelo provavelmente não será suficiente para evitar um Ártico sem gelo neste século”, concluíram Petty e seus colegas. Fonte: Portal Nasa

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados