Brasil
Durigan questiona clareza do uso do projeto de Milei pela equipe de Flávio
O ministro da Fazenda e coordenador econômico da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dario Durigan, afirmou que ainda não está claro como o projeto do presidente da Argentina, Javier Milei, está sendo utilizado pelo candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro, e sua assessora econômica, Daniella Marques.
“Não está nada claro quais serão os impactos que o projeto de Milei, adaptado da Argentina para o Brasil, trará para o país”, declarou Durigan nesta sexta-feira, 16, durante entrevista ao vivo na TV Band, reiterando as críticas que a campanha do PT tem feito ao modelo argentino.
Durigan também destacou que setores da “economia real”, especialmente a indústria e a construção civil, estão bastante apreensivos com a possibilidade da eleição de Flávio Bolsonaro. “Podemos enfrentar a desestruturação de programas que apoiam esses setores, além de um ataque severo à reforma tributária”, alertou.
Ele ainda observou que, embora o mercado financeiro tenha recebido positivamente a candidatura de Flávio, considera essa reação um equívoco, uma vez que o programa económico apresentado carece de credibilidade. Durigan rejeita a estimativa da campanha adversária de atingir um superávit de 1,5% do PIB já em 2027.
Durigan ressaltou a necessidade de convencer o mercado a não apostar em falsas esperanças e em propostas vazias. Ele assegurou que o compromisso com o equilíbrio fiscal será mantido e que as ações do governo não beneficiarão exclusivamente setores como o agronegócio, a indústria ou o mercado financeiro.
“Não podemos fomentar conflitos com governadores, como ocorreu no passado. É fundamental garantir empréstimos aos governos estaduais para impulsionar suas economias”, enfatizou.
Ao comentar sobre a composição do Congresso a partir de 2027, que tende a ser mais conservadora, Durigan pontuou que atualmente a maioria já é de direita e que mantém boas relações com parlamentares de centro-direita e representantes do agronegócio. Ele expressou confiança na capacidade do próximo governo Lula de construir uma agenda legislativa eficiente.
Por fim, acerca do debate presidencial promovido pela Band no próximo domingo, 18, Durigan garantiu que presidente Lula está bem preparado para discutir questões econômicas, destacando que ele já realizou avanços significativos nesse setor e ainda possui potencial para fazer mais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login