Conecte Conosco

Mundo

Hantavírus transmissível entre pessoas é detectado em cruzeiro, diz OMS

Publicado

em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o governo da África do Sul confirmaram na quarta-feira (6) que a variante do hantavírus encontrada em passageiros infectados de um cruzeiro é do subtipo Andes, conhecido por ser a única forma capaz de se espalhar entre humanos.

Até a segunda-feira (4), a OMS registrava sete casos suspeitos de infecção e três óbitos.

Na maioria dos casos, o hantavírus é transmitido pelo contato com partículas no ar provenientes de urina, fezes ou saliva de roedores. Entretanto, a cepa Andes, comum principalmente na Argentina e no Chile, pode ser transmitida diretamente entre pessoas.

Na manhã de quarta-feira, autoridades sanitárias da África do Sul identificaram a cepa Andes em dois passageiros desembarcados do navio no país. Autoridades da Suíça também confirmaram a presença do vírus em um paciente hospitalizado lá.

O Departamento de Saúde da África do Sul declarou que os testes foram feitos depois que os passageiros foram retirados do navio e levados ao país de avião.

Um dos infectados, um homem britânico, está na UTI de um hospital sul-africano. A segunda passageira foi diagnosticada postumamente, após seu falecimento na África do Sul.

A confirmação da cepa Andes em passageiros infectados foi reforçada posteriormente pela OMS.

Apesar da capacidade de transmissão entre pessoas, especialistas apontam que isso ocorre raramente e geralmente exige contato próximo, como dividir cama ou comida, o que limita a propagação da doença.

A OMS destaca que o risco do surto para a população mundial é baixo.

“Esta não é a próxima covid, mas trata-se de uma doença infecciosa grave”, declarou Maria Van Kerkhove, especialista em epidemias da OMS, em entrevista à agência AP.

O surto foi registrado no navio MV Hondius, que navegava da Argentina até Cabo Verde. Os sintomas típicos das cepas americanas, incluindo a Andes, iniciam com febre, dores no corpo e cefaleia, e podem evoluir para uma síndrome respiratória com dor no peito e dificuldade para respirar.

Na quarta-feira, o navio estava próximo ao porto da Praia, em Cabo Verde, onde recebeu permissão para seguir viagem até as Ilhas Canárias, Espanha, local onde os passageiros deverão desembarcar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados