Mundo
Irã rejeita retomada das conversas com EUA
A agência oficial de notícias do Irã, Irna, informou nesta segunda-feira (28) que não existem planos para negociações entre o Irã e os Estados Unidos, contrariamente à declaração do presidente americano Donald Trump, que indicou uma possível retomada rápida das discussões.
“A equipe iraniana presente em Nova York, para a Assembleia Geral da ONU, não pretende negociar com os Estados Unidos”, declarou a Irna, citando uma fonte ligada à delegação.
No domingo, o presidente Donald Trump disse ao portal Axios que esperava a reabertura dos diálogos com o Irã em breve, um dia após rejeitar um plano iraniano para liberar o Estreito de Ormuz dentro de uma semana.
“As posições e pontos de vista da República Islâmica do Irã foram comunicados de forma clara à parte americana, por um mediador do Catar, na última terça-feira”, acrescentou a agência Irna. Informou ainda que a delegação iraniana regressará a Teerã na terça-feira.
O Irã estabeleceu sete exigências para finalizar o conflito e permitir a reabertura do Estreito de Ormuz, uma rota crucial por onde antes da guerra transitavam 20% do comércio mundial de petróleo e gás. O local é foco do confronto iniciado em fevereiro entre Estados Unidos e Israel contra o Irã.
Desde então, o Irã busca controlar a passagem, enquanto os EUA impõem um bloqueio aos portos iranianos como resposta.
Adicionalmente, o governo dos EUA instituiu sanções contra todo o setor aéreo iraniano em setembro e prometeu medidas contra empresas estrangeiras que apoiarem as companhias do Irã.
Com as sanções em vigor desde quarta-feira, as principais companhias aéreas iranianas tiveram que cancelar diversos voos, inclusive nas rotas dentro da região.
Em reação, o Irã fez uma reclamação formal à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), segundo a imprensa estatal nesta segunda-feira.
“O Irã apresentou uma queixa oficial à OACI para proteger os direitos legítimos do setor aéreo e combater as restrições ilegais impostas pelos Estados Unidos”, disse o diretor da aviação civil iraniana, Abuzar Shirudi.
A OACI, com sede em Montreal, é uma agência das Nações Unidas.
“Também registramos uma denúncia na Corte Internacional de Justiça em Haia”, completou Shirudi, conforme informado pela agência Irna.
A Turquia permanece como a principal rota para os iranianos que querem sair ou retornar ao país. As conexões com Afeganistão, Paquistão, China, Rússia, Malásia e Tailândia seguem ativas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login