Conecte Conosco

Mundo

Mestre do mangá japonês Tetsuya Chiba morre aos 87 anos

Publicado

em

Tetsuya Chiba, renomado mestre do mangá japonês, conhecido principalmente pela icônica série de boxe “Ashita no Joe”, faleceu aos 87 anos, conforme anunciado por sua editora nesta terça-feira.

As criações de Chiba frequentemente abordavam o desenvolvimento físico e emocional de jovens atletas em diversas modalidades esportivas, incluindo golfe, boxe e a arte marcial kendo, ao mesmo tempo refletindo os desafios sociais como a pobreza, o desespero, a alegria e o otimismo na vida do Japão do período pós-guerra.

A série “Ashita no Joe”, que foi publicada entre as décadas de 1960 e 1970, narrava a trajetória de um jovem problemático que aprendia boxe em um centro de detenção juvenil e progredia até alcançar o circuito profissional, enfrentando adversários memoráveis.

Essa obra tornou-se um fenômeno cultural e deu origem a diversas adaptações, incluindo séries de animação, filmes, jogos eletrônicos, comerciais e peças teatrais de grande sucesso.

Com uma carreira que abrange sete décadas, Chiba também foi professor universitário, liderou a Associação Japonesa de Desenhistas e recebeu vários reconhecimentos culturais, como a prestigiosa Ordem da Cultura do Japão.

Segundo a editora Kodansha, Tetsuya Chiba foi uma inspiração para inúmeros artistas de mangá iniciantes, que seguiram suas orientações com rigor e muitos deles permanecem ativos até os dias atuais. Ele faleceu em 22 de outubro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados