Conecte Conosco

Destaque

Neblina e frio tomam conta do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (25)

Publicado

em

A neblina é consequência de uma frente fria que chegou ao DF e trouxe chuvisco em algumas regiões

Por Correio Braziliense

O frio continua no Distrito Federal. A capital amanheceu com uma forte neblina, céu encoberto e temperatura mínima registrada de 14,9°C, na manhã desta quarta-feira (25/6). A umidade relativa do ar começou alta, atingindo 95% nas primeiras horas do dia, mas deve cair para cerca de 40% durante a tarde. A máxima prevista para hoje é de 26°C.

De acordo com Olivio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fechado, a neblina e a possibilidade de garoa observadas nesta madrugada e manhã são resultado da chegada de uma frente fria.

Esse dia com nebulosidade foi provocado pela chegada de uma frente fria. Ela se aproximou ontem, aumentou a nebulosidade e trouxe uma chuvinha, mesmo que fraca e localizada” explicou ao Correio.

Segundo Bahia, a frente fria deve perder força ao longo do dia e, com isso, o tempo deve começar a abrir nos próximos dias. A previsão para quinta-feira (26) já indica predomínio de sol, com queda mais acentuada nas temperaturas mínimas. “Com a abertura, a perda radiativa faz com que o ar resfrie mais. Muito provavelmente as temperaturas mínimas voltem a cair. Hoje não caiu tanto por causa justamente dessa umidade e da nebulosidade. Nos próximos dias, as mínimas devem chegar a casa dos 10°C”, explicou.

Além da queda nas temperaturas, o meteorologista também alerta para a redução nos níveis de umidade do ar a partir de amanhã. “A umidade começa a cair para a casa dos 30% e pontualmente até inferior a 30%”, afirmou.

Sobre a neblina observada nesta manhã, Olivio explica que ela está diretamente relacionada à alta umidade trazida pela frente fria. “Essa umidade está próxima ao solo. Na verdade, é uma mistura de neblina, garoa e até uma chuvinha muito fraca. Isso favoreceu esse chuvisco, esse tempo com cara de São Paulo, como costumamos dizer”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados