Conecte Conosco

Mundo

ONU acusa Israel de matar palestinos na Cisjordânia

Publicado

em

A Comissão Internacional Independente de Investigação da ONU apontou que Israel comete atos de “extermínio” contra os palestinos na Cisjordânia. Além disso, reafirmou acusações de “genocídio” em Gaza.

A comissão também acusa Israel de práticas como tortura, estupro e outras formas de violência sexual, junto com perseguição com base em fatores discriminatórios, incluindo nacionalidade, raça e origem étnica.

Este órgão, criado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2021 e presidido até novembro de 2025 pela jurista sul-africana Navi Pillay, concluiu pela primeira vez em setembro de 2025 que Israel praticou genocídio na guerra iniciada após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Israel rejeitou veementemente estas acusações, e seu embaixador em Genebra classificou o relatório como uma tentativa de desinformação para desacreditar o Estado de Israel.

Condições difíceis para os palestinos

A investigação constatou que desde outubro de 2023, tanto ações das forças israelenses quanto das palestinas têm causado mortes e danos físicos e psicológicos.

A situação na Cisjordânia piorou muito, e as autoridades israelenses estariam buscando punir coletivamente os palestinos pelo ataque do Hamas. Os ataques contra civis palestinos seriam parte de uma política de Estado que conta com a violência dos colonos.

Srinivasan Muralidhar, presidente da comissão, destacou que o assassinato deliberado de civis palestinos e a destruição de casas fazem parte de uma estratégia para expulsar os palestinos e impor condições de vida insuportáveis.

A comissão pede que Israel encerre imediatamente a ocupação da Cisjordânia e retire os colonos e assentamentos.

Acusações também à Autoridade Palestina

O relatório também critica a Autoridade Palestina, acusando-a de violência contra palestinos que discordam politicamente, e de não investigar adequadamente estas ocorrências.

Até o momento, não houve resposta da Autoridade Palestina.

O relatório será apresentado à Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta segunda-feira.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados