Mundo
Polícia antiterrorista do Reino Unido investiga incidente perto de base militar americana
A polícia antiterrorista do Reino Unido está conduzindo uma investigação sobre um “incidente sério” ocorrido neste domingo (27) próximo a uma base militar usada pela Força Aérea dos Estados Unidos localizada no oeste da Inglaterra, segundo reportagens locais, após a prisão de diversos suspeitos envolvidos em crimes relacionados a explosivos.
Especialistas estão atualmente examinando vários veículos próximos à base da Força Aérea Real (RAF) em Fairford, enquanto moradores de residências próximas foram evacuados, conforme comunicado da polícia de Gloucestershire.
Informações das agências britânicas PA e BBC indicam que a polícia antiterrorismo assumiu a investigação do caso.
Anteriormente, a polícia de Gloucestershire informou a detenção de vários homens sob suspeita de violações à legislação referente a explosivos.
O ministro da Defesa do Reino Unido, Wes Streeting, expressou seu agradecimento às equipes de emergência e afirmou no X que a situação está controlada.
Fairford é a base britânica da 501ª Ala de Apoio de Combate, uma unidade administrativa da Força Aérea dos Estados Unidos.
Esta unidade declarou que nenhum dos seus membros esteve envolvido no incidente.
Em março, o ex-primeiro-ministro trabalhista Keir Starmer autorizou os Estados Unidos a conduzir ações defensivas contra instalações de mísseis iranianos utilizando duas bases britânicas, incluindo Fairford.
Após o acontecimento, residências na cidade próxima de Whelford foram evacuadas conforme comunicado policial.
A ministra do Interior, Shabana Mahmood, afirmou que Irã e Rússia estariam utilizando terceiros para atividades criminosas no Reino Unido.
De acordo com dados divulgados em setembro pelo jornal The Independent, bases militares britânicas foram alvo de ataques com drones em mais de 300 ocasiões ao longo do último ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login